Back to Course

z 6º ano Minicurso Grátis

0% Complete
0/0 Steps
  1. Ciências 6º ano
    3 Topics
    |
    3 Testes
  2. Geografia 6º ano
    3 Topics
    |
    3 Testes
  3. História 6º ano
    3 Topics
    |
    3 Testes
  4. Língua Inglesa 6º ano
    3 Topics
    |
    3 Testes
  5. Matemática 6º ano
    3 Topics
    |
    3 Testes
  6. Língua Portuguesa 6º ano
    3 Topics
    |
    3 Testes
Lesson Progress
0% Complete

– PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA

  Como a História estuda o homem no tempo e no espaço, uma categorização temporal é o produto de um lugar social específico. Portanto devemos entender que não há um consenso entre os historiadores sobre uma periodização padrão na história.

  No mundo antigo, diferentes sistemas de contagem do tempo foram utilizados, segundo as regiões e a época.

Os gregos, por exemplo, contavam os anos a partir da primeira olimpíada, os romanos a partir da fundação de Roma. Os maias continham um calendário onde contavam os anos em ciclos.  

Divisão da História

É um método usado para separar a história da humanidade em períodos cronológicos com características em comum. A historiografia utiliza critérios para dividir os períodos, esses critérios estão relacionados aos aspectos de cada época como as mudanças significativas da humanidade no âmbito cultural, político e social.

Para uma melhor sistematização e classificação, é adotado uma divisão da periodização da história em:

– Pré-História

Os povos que surgiram antes da escrita são colocados neste período que data da Idade da Pedra (Paleolítico e Neolítico), compreendido entre o aparecimento dos primeiros hominídeos a mais ou menos 2,5 milhões de anos até 6 mil anos e a Idade dos Metais, quando começou a fabricação de objetos com metal de 6 mil até meados de 4.500 anos.

Este período é marcado pela ausência de documentos, o que dificulta a pesquisa historiográfica. Porém o que se sabe sobre os acontecimentos vem dos ramos da Arqueologia, Antropologia, Paleontologia, entre outros. Através das fontes materiais como fósseis e objetos encontrados, são realizados estudos para traçar a história, cultura e costumes dos humanos que viveram nessa época.

→ Paleolítico: 2,5 milhões de anos até 10 mil anos atrás.

 Neolítico: 10 mil até 6 mil anos.

 Idade dos Metais: 6 mil até 4.500 anos.

Ilustração da pré-história. (Figura 1).

Figura 1. Pré-história. Imagem: Pixabay

– Idade Antiga ou Antiguidade

A partir do surgimento da escrita por volta de 4.000 a.C. até a queda do Império Romano, no ano de 476 d.C.

Com o surgimento da escrita, é considerado um marco muito importante na História, pois a partir dos primeiros registros escritos começou a ser possível a melhor compreensão das culturas.

Na antiguidade, surgiram as primeiras civilizações, muitas das quais estavam localizadas no Crescente Fértil, às margens do Nilo, uma área propícia ao desenvolvimento agrícola. Diferentes civilizações se desenvolveram na antiguidade, incluindo: egípcios, mesopotâmicos, chineses, persas, hebreus e fenícios, que faziam parte da antiguidade oriental, e a Grécia, que formava a antiguidade clássica, Gregos e romanos.

Neste período existe uma divisão geográfica dos povos:

→ Antiguidade Oriental: Civilização egípcia, mesopotâmica, fenícios, hebreus e persas.

 Antiguidade Ocidental ou Clássica: Gregos e romanos.

Ilustração do povo Grego. (Figura 2).

Figura 2. Os Gregos e a geometria. Imagem: Pixabay

– Idade Média ou Medieval

Período de aproximadamente mil anos. Seu início data da queda do Império Romano em 476 d.C. até a tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos em 1453 no século XV.

Foi marcado pela forte presença da Igreja católica, com o enfraquecimento do comércio e uma sociedade muito hierarquizada. Os registros históricos do período são predominantemente religiosos, pinturas e documentos oficiais.

Este período é dividido em:

→ Alta Idade Média: Entre os séculos V e XI, compreende a formação, desenvolvimento e apogeu do sistema feudal.

 Baixa Idade Média: Entre os séculos XI e XV, compreende o declínio do sistema feudal e a ascensão do sistema capitalista.

Ilustração de um cavaleiro na Idade Média. (Figura 3).

Figura 3. A idade média. Imagem: Pixabay

– Idade Moderna

Período que compreende a tomada de Constantinopla em 1453 no século XV, até 1789 no século XVIII com o início da Revolução Francesa.

Este período é marcado pelo desenvolvimento e ascensão do capitalismo, sendo a origem do sistema capitalista que conhecemos hoje. Foi um período de uma série de transformações.

Aconteceram as Grandes navegações, a era das colonizações em continentes como a África e as Américas. Resultado do grande acúmulo de riqueza das classes dominantes europeias, que buscavam expandir seus domínios e suas organizações pelo mundo.

Ilustração das Navegações na Idade moderna. (Figura 4).

Figura 3. Grandes Navegações na idade moderna. Imagem: Pixabay

– Idade Contemporânea

Período que se estende do século XVIII da Revolução Francesa até os dias atuais.

Foi o período onde ocorreram as mudanças mais profundas nas formas de organização das sociedades no mundo. É marcado pela Revolução Industrial e pelas duas grandes guerras mundiais.

A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918, já a Segunda Guerra Mundial entre 1939 e 1945. Foram as guerras mais mortíferas da história da humanidade, sendo o uso da bomba nuclear um marco da modernidade.

Nas Américas surgem as lutas pelas Independências e as grandes revoluções.

A ciência evoluiu tanto que possibilitou o aumento e a melhoria nas condições de vida, com melhores condições de higiene e saúde da população. Foram descobertos e aperfeiçoados grande parte dos engenhos tecnológicos que conhecemos nos dias atuais, como o computador, o telefone, a internet, o automóvel, entre outros.

Ilustração de um veículo na Revolução Industrial. (Figura 5).

Figura 5. A idade contemporânea. Imagem: Pixabay