z 8º ano Minicurso Grátis
Estrutura celular, organelas celulares e suas funções
Ângela Maria Ferreira de Oliveira Lourdes 08/10/2021
As estruturas celulares, também chamadas de organelas, funcionam como se fossem pequenos órgãos que existem dentro da nossa célula, responsáveis pelo funcionamento da mesma.
Existem diversas organelas e cada uma delas será responsável por desempenhar uma função para que a célula consiga desempenhar especificidades.
Figura 1. Célula eucariótica animal. Fonte: mundoeducação.com
Núcleo e nucléolo: O núcleo é a organela que armazena nosso material genético, e o nucléolo vai coordenar os processos de reprodução da célula através da produção de proteínas.
Membrana Plasmática: Essa estrutura é responsável pela delimitação do meio externo e interno da célula. Formadas, principalmente, por lipídios e proteínas, o que chamamos de camada lipoproteica. Possuem função de aderência, comunicação, e transporte de substancias, conseguindo de maneira especifica selecionar tudo que pode entrar ou sair de uma célula.
Citoplasma: O citoplasma é a parte gelatinosa da célula. Estrutura rica em organelas e matérias orgânicas. Maior parte da sua composição é água.
Ribossomos: São responsáveis pela produção das proteínas.
Retículo endoplasmático liso e rugoso: Transportam as proteínas e produzem moléculas orgânicas.
Figura 4. Reticulo endoplasmático liso e rugoso. Fonte: Brasil Escola UOL.
Complexo de Golgi: armazena, modifica e libera substâncias. Exporta proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e, além disso, origina os lisossomos.
Lisossomos: São pequenas bolsas que contém enzimas capazes de promoverem a lise, degradação, de substâncias orgânicas.
Figura 6. Ação dos lisossomos. Fonte: Educação infoco.
Mitocôndrias: Fazem os processos de metabolismo energético, ou seja, produção de energia, como a respiração celular
Figura 7. Mitocôndrias. Fonte: escolaeducação.com
Centríolos: auxiliam na divisão celular (mitose e meiose), e possuem a capacidade de autoduplicação durante a divisão celular. Cada um deles migra para um polo da célula, para organizar o fuso acromático.
Figura 8.Centríolos. Fonte: escolaeducação.com