Voltar para Curso Minicurso 8º ano 0% Concluído 0/0 Passos Ciências 8º ano 3 Tópicos | 3 Questionários Níveis de organização do organismo humano Exercício de Níveis de organização do organismo humano 8º ano Curso Estrutura celular, organelas celulares e suas funções Exercício de Estrutura celular, organelas celulares e suas funções, 8º ano Curso Características, tipos e funções de tecidos humanos Exercício de Características, tipos e funções de tecidos humanos, 8º ano Curso Geografia 8º ano 3 Tópicos | 3 Questionários Cartografia: continentes, oceanos e mares: ênfase na América e na África Exercícios de cartografia: continentes, oceanos e mares: ênfase na América e na África 8°ano Curso Análise de sistemas político-econômicos do mundo: Guerra Fria, países capitalistas e socialistas; países desenvolvidos, emergentes; do norte e do sul (centrais e periféricos) Exercícios de análise de sistemas político-econômicos do mundo: Guerra Fria, países capitalistas e socialistas; países desenvolvidos, emergentes; do norte e do sul (centrais e periféricos) 8°ano Curso Globalização da economia Exercícios de relações de mercados mundiais: globalização da economia 8°ano Curso História 8º ano 3 Tópicos | 3 Questionários Sistema Capitalista e processos de uso irracional de recursos ambientais Exercícios de Revolução Industrial Inglesa: Sistema Capitalista e Processos de Uso Irracional de Recursos Ambientais – 8º ano Revolução Francesa Exercícios de Revolução Francesa: Independência das treze colônias norte-americanas 8º ano Napoleão Bonaparte Exercícios de França: Governo de Napoleão Bonaparte e Período Joanino 8º ano Língua Inglesa 8º ano 3 Tópicos | 3 Questionários Aula I- Formal and informal language discourse markers. Exercício de Formal and informal language discourse markers 8º ano Curso Aula II- Conversational turn, punctuation that indicates intonation at: questions/ answers, rules and instructions, conversation, interviews. Exercício de Conversational turn, punctuation that indicates intonation at: questions / answers, rules and instructions, conversation, interviews 8º ano Curso Aula III- Wh words. Exercício de Wh words 8º ano Curso 1 Língua Portuguesa 8º ano 3 Tópicos | 3 Questionários Aula I: Ponto de vista do narrador. Exercício de ponto de vista do narrador 8º ano Curso Aula II: Tipos expositivo e argumentativos: resumos, resenha de mídia, fichamentos. Exercício de tipos expositivo e argumentativo: resumos, resenhas de mídia, fichamentos 8º ano Curso Aula III: Charges e anedotas. Exercício de charges, anedotas 8º ano Curso Matemática 8º ano 3 Tópicos | 3 Questionários Números naturais inteiros e racionais Exercício de números naturais inteiros e racionais 8º ano Curso Conjuntos de números reais Exercício de conjuntos de números reais 8º ano Curso Operações com números reais Exercício de operações com números reais 8º ano Curso Questionário 14 de 18 ← Anterior Próximo→ Exercício de tipos expositivo e argumentativo: resumos, resenhas de mídia, fichamentos 8º ano Curso Simone Ivane Santana 14/04/2025 Minicurso 8º ano Língua Portuguesa 8º ano Aula II: Tipos expositivo e argumentativos: resumos, resenha de mídia, fichamentos. Exercício de tipos expositivo e argumentativo: resumos, resenhas de mídia, fichamentos 8º ano Curso Questionário Materiais DOC.Exercício de tipos expositivo e argumentativo resumos, resenhas de mídia, fichamentos – Português 8º ano PDF.Exercício de tipos expositivo e argumentativo resumos, resenhas de mídia, fichamentos – Português 8º ano Limite de tempo: 0 Resumo de Questionário 0 de 5 Questões concluídos Questões: Informação Você já concluiu questionário antes. Portanto, não é possível reiniciá-lo. Questionário está carregando… Você deve fazer login ou inscrever-se para iniciar o questionário. Primeiro você deve completar o seguinte: Resultados Questionário concluído. Os resultados estão sendo registrados. Resultados 0 de 5 Questões respondidas corretamente O tempo passou Você atingiu 0 de 0 ponto(s), (0) Ponto(s) ganho(s): 0 de 0, (0) 0 Ensaio(s) Pendente(s) (Ponto(s) Possível(is): 0) Pontuação média Sua pontuação Categorias Não categorizado 0% Você precisa melhorar! Você acertou menos que 70% das questões Tente novamente! Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum Muito bom, Você acertou mais que 70% das questões, você passou! Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum Parabéns! Você acertou mais que 90% das questões. Siga para os próximos exercícios! Revise suas questões e caso esteja com dúvidas? Faça sua pergunta no Fórum Gostaria de enviar seu resultado questionário para a tabela de classificação? Carregando Nome: E-mail: Captcha: máximo de 5 pontos Pos. Nome Entrou em Pontos Resultado A tabela está carregando Nenhum dado disponível 1 2 3 4 5 Atual Análise Respondido Correto Incorreto Pergunta 1 de 5 1. Pergunta Questão 1 (Universidade Estácio de Sá – RJ, questão adaptada) Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta. Narrar Argumentar Expor Descrever ( ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal. ( ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto. ( ) Ato próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade. ( ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão. A) 3, 1, 4, 2 B) 4, 2, 1, 3 C) 1, 2, 3, 4 D) 3, 2, 4, 1 Correto Incorreto Pergunta 2 de 5 2. Pergunta Questão 2 Qual o tipo de texto em que o principal objetivo é convencer o leitor de alguma coisa? A) Descritivo B) Narrativo C) Dissertativo Argumentativo D) Dialogal Correto Incorreto Pergunta 3 de 5 3. Pergunta Questão 3 (Enem 2010) Câncer 21/06 a 21/07 O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma. Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009. O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é: A) Informar sobre astronomia. B) Expor a opinião de leitores em um jornal. C) Vender um produto anunciado. D) Aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho. Correto Incorreto Pergunta 4 de 5 4. Pergunta Questão 4 (FUNCAB) Internet e a importância da imprensa Este artigo não é sobre a pornografia no mundo virtual nem tampouco sobre os riscos de as redes sociais empobrecerem o relacionamento humano. Trata de um dos aspectos mais festejados da internet: o empowerment (“empoderamento”, fortalecimento) do cidadão proporcionado pela grande rede. É a primeira vez na História em que todos, ou quase todos, podem exercer a sua liberdade de expressão, escrevendo o que quiserem na internet. De forma instantânea, o que cada um publica está virtualmente acessível aos cinco continentes. Tal fato, inimaginável décadas atrás, vem modificando as relações sociais e políticas: diversos governos caíram em virtude da mobilização virtual, notícias antes censuradas são agora publicadas na rede, etc. Há um novo cenário democrático mais aberto, mais participativo, mais livre. E o que pode haver de negativo nisso tudo? A facilidade de conexão com outras pessoas tem provocado um novo fenômeno social. Com a internet, não é mais necessário conviver (e conversar) com pessoas que pensam de forma diferente. Com enorme facilidade, posso encontrar indivíduos “iguais” a mim, por mais minoritária que seja a minha posição. O risco está em que é muito fácil aderir ao seu clube” e, por comodidade, quase sem perceber, ir se encerrando nele. Não é infrequente que dentro dos guetos, físicos ou virtuais, ocorra um processo que desemboca no fanatismo e no extremismo. Em razão da ausência de diálogo entre posições diversas, o ativismo na internet nem sempre tem enriquecido o debate público. O empowerment digital é frequentemente utilizado apenas como um instrumento de pressão, o que é legítimo democraticamente, mas, não raras vezes, cruza a linha, para se configurar como intimidação, o que já não é tão legítimo assim… A internet, como espaço de liberdade, não garante por si só a criação de consensos nem o estabelecimento de uma base comum para o debate. Evidencia-se, aqui, um ponto importante. A internet não substitui a imprensa. Pelo contrário, esse fenômeno dos novos guetos põe em destaque o papel da imprensa no jogo democrático. Ao selecionar o que se publica, ela acaba sendo um importante moderador do debate público. Aquilo que muitos poderiam ver como uma limitação é o que torna possível o diálogo, ao criar um espaço de discussão num contexto de civilidade democrática, no qual o outro lado também é ouvido. A racionalidade não dialogada é estreita, já que todos nós temos muitos condicionantes, que configuram o nosso modo de ver o mundo. Sozinhos, nunca somos totalmente isentos, temos sempre um determinado viés. Numa época de incertezas sobre o futuro da mídia, aí está um dos grandes diferenciais de um jornal em relação ao que simplesmente é publicado na rede. Imprensa e internet não são mundos paralelos: comunicam-se mutuamente, o que é benéfico a todos. No entanto, seria um empobrecimento democrático para um país se a primeira página de um jornal fosse simplesmente o reflexo da audiência virtual da noite anterior. Nunca foi tão necessária uma ponderação serena e coletiva do que será manchete no dia seguinte. O perigo da internet não está propriamente nela. O risco é considerarmos que, pelo seu sucesso, todos os outros âmbitos devam seguir a sua mesma lógica, predominantemente quantitativa. O mundo contemporâneo, cada vez mais intensamente marcado pelo virtual, necessita também de outros olhares, de outras cores. A internet, mesmo sendo plural, não tem por que se tornar um monopólio. (CAVALCANTI, N. da Rocha. Jornal “O Estado de S. Paulo”, 12/05/14, com adaptações.) Pelas características da organização do discurso, a respeito do texto pode-se afirmar que se trata de uma: A) Dissertação de caráter expositivo, pois explica, reflete e avalia ideias de modo objetivo, com intenção de informar ou esclarecer. B) Narração, por reportar-se a fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens, numa relação temporal de anterioridade e posterioridade. C) Dissertação de caráter argumentativo, pois faz a defesa de uma tese com base em argumentos, numa progressão lógica de ideias, com o objetivo de persuasão. D) Descrição, por retratar uma realidade do mundo objetivo a partir de caracterizações, pelo uso expressivo de adjetivos. Correto Incorreto Pergunta 5 de 5 5. Pergunta Questão 5 “A Bolsa de Incentivo Acadêmico é destinada prioritariamente aos estudantes de primeira graduação, apenas presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como tem por objetivo precípuo possibilitar aos discentes o desenvolvimento de seus estudos, tendo como pressuposto a igualdade de oportunidades, com vistas à sua qualificação acadêmica.” O objetivo desse texto é A) Humorístico B) Informativo C) Filosófico D) Paliativo Correto Incorreto