Aula 2: MistĂ©rio e Suspense em diversos GĂȘneros Textuais
Introdução
Suspense e mistĂ©rio, assim como outros gĂȘneros da literatura, podem causar uma verdadeira confusĂŁo na hora de definir que tipo de livro vocĂȘ estĂĄ lendo. Vamos,entĂŁo, desvendar este mistĂ©rio juntos?
Suspense ou mistério?
Antes de mais nada, vocĂȘ conhece a definição de suspense e mistĂ©rio ou continua achando que tudo Ă© a mesma coisa? Bom, se vocĂȘ faz parte do segundo grupo, pode conhecer mais sobre cada um dos gĂȘneros clicando nos links onde Ă© mais aprofundada a explicação de cada gĂȘnero.
PorĂ©m, tendo em mente que ambos podem gerar uma certa suspeita ao longo da leitura ou mesmo uma tensĂŁo, pode-se reduzir o suspense e mistĂ©rio em: descobrir o resultado final. E Ă© justamente nessa ideia de descobrir que reside a diferença entre cada um dos gĂȘneros.
Para ficar fåcil de entender, tenha em mente a seguinte e principal diferença:
Suspense
No suspense, vocĂȘ tem uma ideia do que vai acontecer no final da histĂłria, mas a dĂșvida estĂĄ em como os personagens vĂŁo reagir. Por isso, Ă© comum que a trama central se desenvolva mais rapidamente, apresentando os fatos.
Um exemplo clĂĄssico de suspense Ă© a obra A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz ZafĂłn.
Mistério
Nas obras de mistĂ©rio, Ă© comum que aconteça o caminho interno, vocĂȘ começa conhecendo os personagens e nĂŁo tem ideia de como a histĂłria vai terminar. Geralmente, as obras de mistĂ©rio tĂȘm algum tipo de crime onde vocĂȘ descobre junto com os personagens o culpado e os motivos.
Para resumir bem esse tipo de gĂȘnero, basta ler ou conhecer qualquer uma das obras de Agatha Christie.
Leia alguns dados sobre essa autora britĂąnica:
Agatha Christie (1890 – 1976)
- Nasceu no Reino Unido.
- Seu nome completo Ă© Agatha Mary Clarissa Christie Mallowan.
- Atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa
- Destacou-se no subgĂȘnero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de “Rainha/Dama do Crime” (“Queen/Lady of Crime”, no original em inglĂȘs).
- Agatha Christie foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossĂvel ao leitor descobrir quem Ă© o assassino.
Agatha Christie
Uma das obras mais famosas da autora, a qual jĂĄ foi adaptada para o cinema.
Para reforçar:
A literatura do mistĂ©rio, tambĂ©m referida como novelas policiais e de ficção policial, Ă© um tipo especĂfico de histĂłria de suspense. As histĂłrias de mistĂ©rio começam com um crime como o conflito central e apresentam pistas e suspeitos durante toda a histĂłria para permitir uma resolução final atravĂ©s de uma dedução lĂłgica. A maioria dos mistĂ©rios inclui um detetive profissional ou amador que orienta o leitor atravĂ©s da solução do crime. Em alguns casos, os leitores sĂŁo apresentados com provas suficientes para resolver corretamente o prĂłprio mistĂ©rio; em outros, eles devem acompanhar os personagens atĂ© o final revelar no final da histĂłria. Embora seja possĂvel que um mistĂ©rio seja um trabalho de nĂŁo-ficção, a maioria dos mistĂ©rios literĂĄrios sĂŁo fictĂcios.
O romance de mistĂ©rio moderno tem suas raĂzes mais antigas em baladas e bordos, detalhando os terrĂveis crimes de yeomen e seus vizinhos, nobres e seus rivais. A histĂłria do detetive como a conhecemos hoje, no entanto, se originou na dĂ©cada de 1840 com as histĂłrias de Auguste Dupin de Edgar Allan Poe. Sua fĂłrmula de um crime, seguido de investigaçÔes intelectuais e uma solução lĂłgica, tornou-se o padrĂŁo para a ficção policial que persiste atĂ© hoje. A ficção gĂłtica anterior explorara os reinos do suspense e do horror, mas geralmente atribuĂa eventos misteriosos a meios sobrenaturais ou improvĂĄveis. Seguindo Poe, escritores misteriosos como Wilkie Collins ( The Moonstone ) e Sir Arthur Conan Doyle (a sĂ©rie Sherlock Holmes ) solidificaram a nova fĂłrmula e efetivamente fizeram literatura misteriosa sinĂŽnimo de ficção criminal. Eles combateram os elementos sobrenaturais de novelas romĂąnticas de suspense, com ĂȘnfase em evidĂȘncias cientĂficas e detalhes forenses, destacando o papel das pegadas, impressĂ”es digitais, resĂduo quĂmico, sujeira e cinzas ao traçar seus criminosos.
Quanto ao suspense, este prende a atenção porque tudo o que acontece posteriormente na trama estå diretamente relacionado com o que se apresenta anteriormente, isto é, diante de um assassinato o esperado é a sua resolução, mas para entender o desfecho, é necessårio retomar os fios iniciais que antecedem ao crime, mas que só são revelados a posteriori.
As obras de suspense sĂŁo aquelas que provocam a hesitação da respiração do leitor/pĂșblico uma vez que seu enredo Ă© estruturado a partir de cortes repentinos, provocadores do susto. O inesperado e a surpresa sĂŁo os elementos que atestam a razĂŁo de ser do gĂȘnero, afinal, nĂŁo hĂĄ como estabelecer o suspense com situaçÔes esperadas ou que jĂĄ foram reveladas.
Ă importante destacar que as tĂ©cnicas narrativas do suspense e do mistĂ©rio podem ser encontradas em diversos gĂȘneros textuais, tais como, narrativas de assombração, contos, romances e atĂ© crĂŽnicas.
A curiosidade humana Ă© a engrenagem principal para que livros, filmes, peças e sĂ©ries de suspense sejam tĂŁo populares. Desvendar enigmas ou solucionar casos, sempre desafia o imaginĂĄrio e desperta interesse. NĂŁo Ă toa, muitos dos demais gĂȘneros como o terror, o horror e as grandes sagas, comumente lançam mĂŁo dos artifĂcios do suspense.
Esperar pelo inesperado Ă© muito interessante para a construção literĂĄria, pois permite que os escritores estendam a narrativa, adiem o contar por meio de estratĂ©gias artĂsticas que pode ser um detalhamento maior da cena, a fim de realizar um rompimento abrupto do fio narrativo, e instaurar, a partir daĂ, a suspensĂŁo da histĂłria.
Convidamos vocĂȘ a se aventurar, a partir das prĂłximas aulas, neste universo inesperado e instigante da literatura de suspense e de mistĂ©rio!!
Boas leituras e bons estudos!!