Matemática 6º ano
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6.1 Números naturais7 Tópicos|7 Questionários
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6.2 MMC e MDC6 Tópicos|6 Questionários
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6.3 Frações7 Tópicos|7 Questionários
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6.4 Números decimais4 Tópicos|4 Questionários
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6.5 Unidades de medidas7 Tópicos|7 Questionários
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Unidades de medidas de comprimento 6º ano Curso
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Unidades de medidas de área 6º ano Curso
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Unidades de medidas de volume 6º ano Curso
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Unidades de medidas de capacidade 6º ano Curso
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Unidades de medidas de massa 6º ano Curso
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Unidades de medidas de tempo 6º ano Curso
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Unidades de medidas de tempo mistas 6º ano Curso
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Unidades de medidas de comprimento 6º ano Curso
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6.6 Geometria plana2 Tópicos|2 Questionários
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6.7 Estatística2 Tópicos|1 Questionário
Expressões numéricas
As expressões numéricas são grupos numéricos calculados por operações matemática (adição, subtração, multiplicação, divisão, etc.) que seguem determinadas ordens.
Esses conjuntos com números são separados por símbolos gráficos – representações que determinam a sequência em que as expressões devem ser efetuadas. Os principais sinais são: chaves { }, parênteses () e colchetes [ ].
Sequência dos símbolos gráficos
As expressões numéricas geralmente são escritas dentro de parênteses, chaves ou colchetes. Por isso, é indispensável entender quais os sinais gráficos que orientam os procedimentos a serem feitos.
Vejamos então a ordem de preferência:
• 1°: solucionar todas as operações dentro dos parênteses.
• 2°: solucionar todas as operações dentro dos colchetes.
• 3°: solucionar todas as operações dentro das chaves.
O exemplo a seguir mostra a sequência correta:
[(24) ÷ 8 + 5 . 3] ÷ 6 =
[24 ÷ 8 + 5 . 3] ÷ 6 =
[3 + 15] ÷ 6 =
[18] ÷ 6 =
18 ÷ 6 = 3
Sequência das operações
Assim com os símbolos gráficos, que são separados de acordo com o grau de preferência, também existem ordens para os cálculos das expressões numéricas. Por isso, as operações matemáticas são efetuadas de acordo com o seguinte esquema:
Potenciação ou radiciação
O primeiro passo para a resolução de expressões numéricas é determinar os valores das potências e raízes. Essa regra apenas muda quando os números estão em parênteses, colchetes ou chaves, ou seja, passa a valer a sequência dos símbolos gráficos.
2². 3/ 2 = 4.3/ 2 = 12/2 = 6 ou 2². 3/ 2 = 2². 1,5 = 4. 1,5 = 6
Entre a radiciação e potenciação não há prioridades. Sendo assim, as duas podem ser efetuadas ao mesmo tempo
Multiplicação ou divisão
Se não houver a composição de raízes ou potências, a orientação é resolver as multiplicações e divisões. Como também não existe preferência entre ambas, calcula-se a que surgir primeiro na expressão.
5.8 / 2 = 40/2 = 20 ou 5.8/2 = 5. 4 = 50
Adição ou subtração
A última etapa fica por conta da soma e subtração. Assim como as outras operações, não há prioridades na resolução. Então, desenvolva-as na ordem que aparecer.
30 – 5 + 12 = 25 + 12 = 37 ou 30 – 5 + 12 = 30 + 7 = 37
Atividades
1) 2 + 8 – 3 – 5 + 15 =
2) 12 + [35 – (10 + 2) +2] =
3) [(18 + 3 · 2) ÷ 8 + 5 · 3] ÷ 6 =
4) 37 + [-25 – (-11 + 19 – 4)] =
5) 60 ÷ {2 · [-7 + 18 ÷ (-3 + 12)]} – [7 · (-3) – 18 ÷ (-2) + 1] =
6) -8 + {-5 + [(8 – 12) + (13 + 12)] – 10} =
essa atividade de hoje, foi top
tamo junto prof
Algumas questões considerou o certo como errado, falha do banco
de dados de resposta na plataforma, algum responsável poderia corrigir esse problema!