A Astronomia é estudada a milhares de anos, por isso é uma das mais antigas ciências, povos como os mais e astecas por exemplo tiveram grande destaque no estudo da astronomia.
Considera uma ciência natural, a astronomia estuda os diversos fenômenos que acontecem no espaço, assim como corpos celestes que lá existem, como os planetas, cometas, estrelas, entre outros.
Desta forma, neste artigo vamos trazer diversas informações e definições sobre o assunto.
Universo
Na astronomia, o Universo corresponde ao conjunto de toda a matéria e energia existente. Ele reúne os astros: planetas, cometas, estrelas, galáxias, nebulosas, satélites, dentre outros. … Note que do latim, a palavra universum significa “todo inteiro” ou “tudo em um só”.
O que se tem certeza a respeito do espaço, é que nele estão localizados todos os astros.
Astros luminosos e iluminados
Como o universo é a “casa” dos astros, estes são divididos em dois tipos:
– Astros luminosos: São os que possuem luz própria, as estrelas são exemplos de astros luminosos, o Sol sendo uma estrela é um Astro luminoso;
– Astros iluminados: Ao contrário dos luminosos, os astros iluminados não possuem luz, própria, como por exemplos os planetas, e satélites naturais como a lua.
– Cometa é um astro luminoso ou iluminado? Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem quando estão estudando o assunto, uma vez que quando observamos a passagem de algum cometa próximo a Terra, vemos a sua calda brilhante.
Os cometas são astro iluminados, pois não possuem luz própria, e brilho que vemos quando algum passa próximo ao nosso planeta na verdade são partículas sólidas que acabam se desprendendo e refletem a luz solar.
Já a sua calda, é formada pelo derretimento e vaporização do gelo existente em seu corpo.
Galáxias
De forma bastante resumida as galáxias são agrupamentos de astros(estrelas, planetas, etc), além de gás, poeira e também matéria escura.
Elas são categorizadas em galáxias elípticas, galáxias espirais e irregulares, recebem essa classificação devido a sua forma, as elípticas tem a forma de uma elipse, as aspirais possuem forma de disco, enquanto as irregulares não possuem nenhum desses dois formatos.
A galáxia onde o planeta Terra e todo o sistema solar esta é a Via-Láctea, ela é um tipo de galáxia espiral.
Nebulosas
São formadas pela concentração de poeira, plasma e hidrogênio, são categorizadas em nebulosas de emissão(são compostas por gases com alta temperatura), reflexão(compostas por nuvens de poeira que simplesmente refletem a luz das estrelas), escura(compostas de gases e poeira, refletem muito pouca luz) e planetária(são chamadas assim por serem semelhantes a um planeta).
Estrelas
Como já comentado anteriormente, as estrelas são astro luminosos que possuem luz própria, são gasosos e possui alta temperatura, sendo que a sua energia vem através da fusão nuclear de átomos de hidrogênio.
Classificação estelar:As estrelas são classificadas pelo seu tamanho, brilho e cor.
Sendo o que o brilho é um dos critérios mais adotados para classificação estelar, no qual as estrelas são classificadas através de sua grandeza, que pode variar de 1° até 21 ° grandeza.