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Geografia 8Āŗ ano

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  1. GlobalizaĆ§Ć£o e expansĆ£o mundial
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  2. AmƩrica
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  3. Ɓfrica
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A globalizaĆ§Ć£o ou mundializaĆ§Ć£o do espaƧo geogrĆ”fico Ć© caracterizada pelo processo de interligaĆ§Ć£o econĆ“mica, polĆ­tica, social e cultural, em nĆ­vel global. Esse processo Ć© consequĆŖncia, principalmente, da expansĆ£o dos sistemas de comunicaĆ§Ć£o por satĆ©lites, da telefonia, da presenƧa da informĆ”tica na maior parte dos setores de produĆ§Ć£o e de serviƧos, atravĆ©s da internet.

A globalizaĆ§Ć£o constitui o estĆ”gio mĆ”ximo da internacionalizaĆ§Ć£o, a amplificaĆ§Ć£o em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivĆ­duos, logicamente em graus diferentes.

Alguns pesquisadores consideram que a globalizaĆ§Ć£o teve inĆ­cio com as grandes navegaƧƵes nos sĆ©culos XV e XVI, pois nesse perĆ­odo o colonizador europeu entrou em contato com povos de outros continentes, mantendo relaƧƵes sociais, culturais e comerciais.

PorĆ©m, esse processo se intensificou com a queda dos regimes comunistas na Europa e a abertura econĆ“mica realizada na China, ambos na dĆ©cada de 1980. As empresas transnacionais, que possuem matriz em um paĆ­s, mas atuam com filiais em outros, expandindo seu mercado consumidor, sĆ£o aos grandes marcos da globalizaĆ§Ć£o. Pois a abertura econĆ“mica realizada por esses paĆ­ses proporcionou que essas empresas expandissem seu foco de atuaĆ§Ć£o.

A globalizaĆ§Ć£o Ć© de fundamental importĆ¢ncia para a atuaĆ§Ć£o das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tĆ©cnolĆ³gico para os serviƧos de telecomunicaĆ§Ć£o, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realizaĆ§Ć£o eficaz das atividades econĆ“micas em escala planetĆ”ria.

Os aspectos culturais tambĆ©m sofrem influĆŖncia por esse processo, pois hĆ” uma mudanƧa de alguns hĆ”bitos, atravĆ©s de programas de televisĆ£o de outros paĆ­ses, instalaĆ§Ć£o de fast food, acesso Ć  rede mundial de computadores (internet), entre outros fatores. No entanto, aspectos locais continuam fortemente presentes na populaĆ§Ć£o, diferenciando as culturas.

Uma caracterĆ­stica marcante do processo de globalizaĆ§Ć£o Ć© a diferenƧa do desenvolvimento tecnolĆ³gico entre os paĆ­ses emergentes e os desenvolvidos, onde os paĆ­ses em desenvolvimento nĆ£o conseguem acompanhar os avanƧos da tecnologia, o que reflete em suas economias. As principais diferenƧas remetem ao tipo de produĆ§Ć£o entre os paĆ­ses ricos e pobres, o primeiro Ć© exportador de tecnologias enquanto que o segundo Ć© produtor primĆ”rio.

Portanto, a globalizaĆ§Ć£o atravĆ©s do aparato tecnolĆ³gico desenvolvido, proporciona maior instantaneidade aos fluxos de transporte, informaĆ§Ć£o, mercadorias, pessoas, capital, etc

GlobalizaĆ§Ć£o econĆ“mica Ć© o processo econĆ“mico e social que estabelece a integraĆ§Ć£o entre paĆ­ses e pessoas do mundo todo.

AtravĆ©s dele, empresas, paĆ­ses e instituiƧƵes realizam trocas financeiras, culturais e comerciais sem restriƧƵes ideolĆ³gicas.

A globalizaĆ§Ć£o econĆ“mica Ć© um fenĆ“meno que foi aprofundado apĆ³s a Queda do Muro de Berlim, em 1989. A partir deste momento, deixou de existir a divisĆ£o que vigorava no mundo entre paĆ­ses capitalistas e socialistas.

Com isso houve um aumento de fluxo de mercadorias e transaƧƵes financeiras. Dentro desse contexto, vƔrias associaƧƵes entre paƭses surgiram como o Mercosul, APEC, Nafta, etc.

Associando-se em blocos econƓmicos, os paƭses conseguem mais forƧa nas relaƧƵes comerciais.

GlobalizaĆ§Ć£o e Economia

Os paĆ­ses dominam as grandes empresas ou as grandes empresas dominam os paĆ­ses?

As empresas transacionais que comercializam no mundo todo sĆ£o os principais agentes da globalizaĆ§Ć£o econĆ“mica.

Ɖ certo que ainda falamos de governo e naĆ§Ć£o, no entanto, estes deixaram de representar o interesse da populaĆ§Ć£o. Agora, os Estados defendem, sobretudo, as empresas e bancos.

Na maior parte das vezes sĆ£o as empresas americanas, europeias e grandes conglomerados asiĆ”ticos que dominam este processo.