A globalizaĆ§Ć£o ou mundializaĆ§Ć£o do espaƧo geogrĆ”fico Ć© caracterizada pelo processo de interligaĆ§Ć£o econĆ“mica, polĆtica, social e cultural, em nĆvel global. Esse processo Ć© consequĆŖncia, principalmente, da expansĆ£o dos sistemas de comunicaĆ§Ć£o por satĆ©lites, da telefonia, da presenƧa da informĆ”tica na maior parte dos setores de produĆ§Ć£o e de serviƧos, atravĆ©s da internet.
A globalizaĆ§Ć£o constitui o estĆ”gio mĆ”ximo da internacionalizaĆ§Ć£o, a amplificaĆ§Ć£o em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivĆduos, logicamente em graus diferentes.
Alguns pesquisadores consideram que a globalizaĆ§Ć£o teve inĆcio com as grandes navegaƧƵes nos sĆ©culos XV e XVI, pois nesse perĆodo o colonizador europeu entrou em contato com povos de outros continentes, mantendo relaƧƵes sociais, culturais e comerciais.
PorĆ©m, esse processo se intensificou com a queda dos regimes comunistas na Europa e a abertura econĆ“mica realizada na China, ambos na dĆ©cada de 1980. As empresas transnacionais, que possuem matriz em um paĆs, mas atuam com filiais em outros, expandindo seu mercado consumidor, sĆ£o aos grandes marcos da globalizaĆ§Ć£o. Pois a abertura econĆ“mica realizada por esses paĆses proporcionou que essas empresas expandissem seu foco de atuaĆ§Ć£o.
A globalizaĆ§Ć£o Ć© de fundamental importĆ¢ncia para a atuaĆ§Ć£o das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato tĆ©cnolĆ³gico para os serviƧos de telecomunicaĆ§Ć£o, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realizaĆ§Ć£o eficaz das atividades econĆ“micas em escala planetĆ”ria.
Os aspectos culturais tambĆ©m sofrem influĆŖncia por esse processo, pois hĆ” uma mudanƧa de alguns hĆ”bitos, atravĆ©s de programas de televisĆ£o de outros paĆses, instalaĆ§Ć£o de fast food, acesso Ć rede mundial de computadores (internet), entre outros fatores. No entanto, aspectos locais continuam fortemente presentes na populaĆ§Ć£o, diferenciando as culturas.
Uma caracterĆstica marcante do processo de globalizaĆ§Ć£o Ć© a diferenƧa do desenvolvimento tecnolĆ³gico entre os paĆses emergentes e os desenvolvidos, onde os paĆses em desenvolvimento nĆ£o conseguem acompanhar os avanƧos da tecnologia, o que reflete em suas economias. As principais diferenƧas remetem ao tipo de produĆ§Ć£o entre os paĆses ricos e pobres, o primeiro Ć© exportador de tecnologias enquanto que o segundo Ć© produtor primĆ”rio.
Portanto, a globalizaĆ§Ć£o atravĆ©s do aparato tecnolĆ³gico desenvolvido, proporciona maior instantaneidade aos fluxos de transporte, informaĆ§Ć£o, mercadorias, pessoas, capital, etc
GlobalizaĆ§Ć£o econĆ“mica Ć© o processo econĆ“mico e social que estabelece a integraĆ§Ć£o entre paĆses e pessoas do mundo todo.
AtravĆ©s dele, empresas, paĆses e instituiƧƵes realizam trocas financeiras, culturais e comerciais sem restriƧƵes ideolĆ³gicas.
A globalizaĆ§Ć£o econĆ“mica Ć© um fenĆ“meno que foi aprofundado apĆ³s a Queda do Muro de Berlim, em 1989. A partir deste momento, deixou de existir a divisĆ£o que vigorava no mundo entre paĆses capitalistas e socialistas.
Com isso houve um aumento de fluxo de mercadorias e transaƧƵes financeiras. Dentro desse contexto, vĆ”rias associaƧƵes entre paĆses surgiram como o Mercosul, APEC, Nafta, etc.
Associando-se em blocos econĆ“micos, os paĆses conseguem mais forƧa nas relaƧƵes comerciais.
GlobalizaĆ§Ć£o e Economia
Os paĆses dominam as grandes empresas ou as grandes empresas dominam os paĆses?
As empresas transacionais que comercializam no mundo todo sĆ£o os principais agentes da globalizaĆ§Ć£o econĆ“mica.
Ć certo que ainda falamos de governo e naĆ§Ć£o, no entanto, estes deixaram de representar o interesse da populaĆ§Ć£o. Agora, os Estados defendem, sobretudo, as empresas e bancos.
Na maior parte das vezes sĆ£o as empresas americanas, europeias e grandes conglomerados asiĆ”ticos que dominam este processo.