Antes de mais nada, o conceito “evolução” não é muito bem aceito entre os historiadores, pois designa que certas culturas evoluem mais e outras menos, e isso acaba por menosprezar a diversidade das diferentes culturas na história.
A origem da evolução da espécie humana data de pelo menos 6 milhões de anos. Durante esse período, uma população de primatas do noroeste da África se dividiu em duas linhagens que passaram a evoluir independentemente.
O grupo que se adaptou a ambientes mais abertos, como as savanas africanas, deu origem ao Homo sapiens.
Eles são nômades que buscaram refúgio em cavernas durante os meses mais frios. No verão, eles saíam para caçar. As cavernas e paredes de pedra da região descrevem esse estilo de vida. Nas paredes, retratavam a vida cotidiana com pinturas de animais e descrições de caça.
– Australopithecus
É considerado o primeiro ancestral humano, porém não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva. Surgiu há cerca de 3,5 – 4 milhões de anos atrás.
São os primeiros hominídeos que se diferenciaram dos demais primatas por terem sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana.
Ilustração de um Australopithecus. (Figura 1).
– Homo habilis e Homo Erectus
Segundo pesquisas, o sucessor do Australopithecus foi o Homo habilis, que surgiu há aproximadamente 2,4 milhões de anos. E o Homo erectus há 1,8 milhões de anos.
Teria um maxilar com mais consistência e seus dentes eram mais largos, possuía uma caixa craniana maior e uma postura mais ereta. Teria habitado as regiões que conhecemos hoje como África e da Ásia.
– Homo Sapiens
Surgiu a partir da descendência do Homo neanderthalensis, através de um processo evolutivo intenso de mais de 300 mil anos. O Homo sapiens teria surgido há cerca de 150 mil anos atrás.
Foi a espécie que conseguiu se espalhar pelas diferentes partes do mundo, através de migrações em um relativo curto espaço de tempo.
Desenvolveu a linguagem, dominou o fogo e construiu instrumentos e ferramentas diversas.
Crânios da evolução humana. (Figura 2).
– A teoria da evolução de Darwin
Segundo o cientista britânico Charles Darwin, as espécies mudam gradualmente no tempo através de um mecanismo chamado de seleção natural.
Essa perspectiva revolucionou o mundo como vemos hoje, pois abriu uma porta para o conhecimento pré-histórico e sobre a origem do ser humano.
Principais aspectos da Teoria de Darwin:
→ Ancestral em Comum: em qualquer grupo de espécies, todos indivíduos possuem ancestrais em comum em algum momento de sua história evolutiva.
→ Seleção Natural: os que sobrevivem são os mais aptos, aqueles que podem transmitir as características vitoriosas as suas proles.
→ Luta pela Sobrevivência: a limitação de recursos faz com que indivíduos lutem entre si, por esses recursos e pela sobrevivência.
→ Transmissão de Mutações: Indivíduos da mesma espécie possuem variações entre si, o que é resultado de mutações e reprodução sexuada.
Retrato de Darwin. (Figura 3).