Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver a compreensão inicial dos números naturais, da contagem, das operações básicas em contextos concretos, do reconhecimento de formas geométricas e da organização simples de informações.

Unidades Temáticas e Habilidades BNCC

NÚMEROS

  • Contagem oral e escrita de números naturais até 100 (EF01MA01)
  • Comparação de quantidades em diferentes coleções (EF01MA02)
  • Adição e subtração em situações do cotidiano, com apoio de materiais concretos (EF01MA03, EF01MA04)

GEOMETRIA

  • Reconhecimento de figuras geométricas planas presentes no cotidiano (EF01MA14)
  • Localização e movimentação no espaço, usando referências (EF01MA15)

GRANDEZAS E MEDIDAS

  • Comparação de comprimentos, massas e capacidades por estimativa (EF01MA16)
  • Medidas de tempo em situações do dia a dia (EF01MA17)

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

  • Coleta e organização simples de dados (EF01MA20)
  • Leitura de tabelas e gráficos pictóricos simples (EF01MA21)

Preparação para o SAEB – 2º ano

BNCC – 1º anoHabilidade desenvolvidaConexão com SAEB 2º
EF01MA01Contar, ler, escrever e ordenar números naturais até 100Base para descritor de leitura e escrita numérica
EF01MA02Comparar quantidades e números naturaisBase para comparação e ordenação
EF01MA03Resolver problemas de adiçãoEstrutura operações avaliadas
EF01MA04Resolver problemas de subtraçãoEstrutura operações avaliadas
EF01MA06Construir fatos básicos da adição e subtraçãoAutomatização para fluência matemática
EF01MA07Resolver problemas envolvendo medidas do cotidianoBase para grandezas e medidas
EF01MA10Reconhecer e nomear figuras geométricas planasPreparação para espaço e forma

As habilidades desenvolvidas neste curso estruturam a alfabetização matemática e preparam o estudante para as competências avaliadas no SAEB no 2º ano do Ensino Fundamental.

Conteúdo Curso

Sobre o instrutor

Não matriculado
Este curso está fechado no momento

Curso Inclui

  • 5 Lições
  • 28 Tópicos

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *