Objetivos de Aprendizagem
Ampliar o uso dos números naturais, desenvolver estratégias de cálculo, resolver problemas com adição e subtração, reconhecer padrões e aprofundar o uso de medidas e gráficos simples.
Unidades Temáticas e Habilidades BNCC
NÚMEROS
- Leitura, escrita e comparação de números naturais até 1.000 (EF02MA01)
- Adição e subtração com diferentes estratégias de cálculo (EF02MA02, EF02MA03)
- Resolução de problemas envolvendo as operações (EF02MA05)
ÁLGEBRA
- Identificação de padrões em sequências numéricas e figurais (EF02MA09)
- Reconhecimento de regularidades em operações (EF02MA10)
GEOMETRIA
- Identificação de figuras geométricas planas e espaciais (EF02MA14)
- Reconhecimento de simetria em figuras (EF02MA15)
GRANDEZAS E MEDIDAS
- Medidas de tempo, comprimento e valor monetário em situações cotidianas (EF02MA16, EF02MA17)
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
- Construção e leitura de tabelas e gráficos de colunas simples (EF02MA22, EF02MA23)
MATRIZ DE REFERÊNCIA – SAEB
Matemática – 2º Ano do Ensino Fundamental
NÚMEROS
- Reconhecer o que os números naturais indicam em diferentes situações: quantidade, ordem, medida ou código (2N1.1)
- Identificar a posição ordinal de elementos em uma sequência (2N1.2)
- Escrever números naturais de até 3 ordens em algarismos ou por extenso (2N1.3)
- Comparar e ordenar quantidades e números naturais de até 3 ordens (2N1.4, 2N1.5)
- Identificar o valor posicional dos algarismos (2N1.6)
- Calcular adições e subtrações com números naturais de até 3 ordens (2N1.7)
- Compor e decompor números naturais (2N1.8)
- Resolver problemas de adição e subtração (2N2.1)
- Resolver problemas de multiplicação e divisão simples (2N2.2)
- Analisar estratégias de resolução de problemas envolvendo operações (2N2.3)
ÁLGEBRA
- Classificar objetos por atributos (cor, forma, tamanho) (2A1.1)
- Identificar regularidades em sequências numéricas e figurais (2A1.2, 2A1.3)
- Completar sequências com elementos ausentes (2A1.4)
GEOMETRIA
- Identificar localização e deslocamento em representações bidimensionais (2G1.1)
- Descrever deslocamentos em mapas e croquis (2G2.1)
- Reconhecer sólidos geométricos (2G1.2)
- Reconhecer figuras geométricas planas (2G1.3)
GRANDEZAS E MEDIDAS
- Comparar e ordenar comprimentos, massas e capacidades (2M1.1)
- Estimar e medir grandezas (2M1.2)
- Identificar instrumentos e unidades de medida (2M1.3, 2M1.4)
- Identificar sequências temporais e datas (2M1.5, 2M1.6)
- Resolver problemas com sistema monetário brasileiro (2M2.3)
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
- Classificar eventos quanto à chance de ocorrência (2E1.1)
- Ler, interpretar e comparar dados em tabelas e gráficos simples (2E1.2, 2E1.3)
- Representar dados em listas, tabelas e gráficos (2E2.1)
Fonte: Matrizes de Referência de Matemática do Saeb – BNCC (Inep, 2022)
Mapeamento BNCC ↔ SAEB – Matemática
NÚMEROS
- Contagem, leitura e escrita de números naturais até 3 ordens
BNCC: EF02MA01, EF02MA02
SAEB: 2N1.1, 2N1.3, 2N1.4 - Composição e decomposição de números naturais
BNCC: EF02MA03
SAEB: 2N1.6, 2N1.8 - Comparação e ordenação de números naturais
BNCC: EF02MA04
SAEB: 2N1.4, 2N1.5 - Adição e subtração em situações-problema
BNCC: EF02MA05, EF02MA06
SAEB: 2N1.7, 2N2.1 - Multiplicação e divisão em contextos significativos
BNCC: EF02MA07
SAEB: 2N2.2
ÁLGEBRA
- Reconhecimento de padrões e regularidades
BNCC: EF02MA09
SAEB: 2A1.2, 2A1.3 - Completar sequências numéricas e figurais
BNCC: EF02MA10
SAEB: 2A1.4
GEOMETRIA
- Localização e deslocamento no espaço
BNCC: EF02MA11
SAEB: 2G1.1, 2G2.1 - Reconhecimento de figuras geométricas planas e espaciais
BNCC: EF02MA12, EF02MA13
SAEB: 2G1.2, 2G1.3
GRANDEZAS E MEDIDAS
- Comparação e medição de comprimentos, massas e capacidades
BNCC: EF02MA14, EF02MA15
SAEB: 2M1.1, 2M1.2 - Sistema monetário brasileiro
BNCC: EF02MA16
SAEB: 2M2.3
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
- Leitura e interpretação de tabelas e gráficos simples
BNCC: EF02MA20, EF02MA21
SAEB: 2E1.2, 2E1.3