Objetivos de Aprendizagem
Consolidar os conhecimentos matemáticos dos Anos Iniciais, aprofundando o estudo de frações, números decimais, proporcionalidade e análise de dados, preparando o estudante para os Anos Finais.
Unidades Temáticas e Habilidades BNCC
NÚMEROS
- Leitura, escrita e comparação de números naturais até 100.000 (EF05MA01)
- Estimativa, cálculo mental e resolução de problemas (EF05MA02)
ÁLGEBRA
- Identificação de padrões e uso de expressões numéricas (EF05MA03)
- Relações de igualdade e proporcionalidade simples (EF05MA04)
MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
- Algoritmos e resolução de problemas com múltiplos passos (EF05MA05, EF05MA06)
FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS
- Frações equivalentes e comparação de frações (EF05MA07)
- Relação entre frações e números decimais (EF05MA08)
GEOMETRIA
- Polígonos, ângulos e cálculo de perímetro (EF05MA09, EF05MA10)
GRANDEZAS E MEDIDAS
- Medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e sistema monetário (EF05MA11, EF05MA12)
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
- Organização, leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos (EF05MA13, EF05MA14)
MATRIZ DE REFERÊNCIA – SAEB
Matemática – 5º Ano do Ensino Fundamental
NÚMEROS
- Ler e escrever números naturais e racionais (5N1.1)
- Identificar valor posicional em números naturais (5N1.2)
- Comparar e ordenar números racionais (5N1.3)
- Compor e decompor números naturais (5N1.4)
- Calcular adição, subtração, multiplicação e divisão (5N1.5, 5N1.6)
- Associar frações a significados e representações (5N1.7, 5N1.8, 5N1.9)
- Resolver problemas envolvendo as quatro operações (5N2.1, 5N2.2, 5N2.3, 5N2.4)
- Resolver problemas com porcentagens e frações (5N2.5, 5N2.7)
ÁLGEBRA
- Identificar padrões e regularidades em sequências (5A1.1, 5A1.2)
- Completar sequências numéricas (5A1.3)
- Determinar números desconhecidos em igualdades (5A1.5)
- Resolver problemas de proporcionalidade (5A2.1, 5A2.2)
GEOMETRIA
- Localizar e descrever deslocamentos no plano (5G1.1, 5G2.1)
- Reconhecer e classificar figuras geométricas planas e espaciais (5G1.2 a 5G1.7)
- Reconhecer congruência e proporcionalidade em figuras (5G1.8, 5G1.9)
GRANDEZAS E MEDIDAS
- Identificar unidades e instrumentos de medida (5M1.1)
- Medir, estimar e converter grandezas (5M1.2, 5M2.2)
- Resolver problemas envolvendo perímetro, área e volume (5M2.3, 5M2.4)
- Resolver problemas com sistema monetário e tempo (5M1.5, 5M2.6)
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
- Ler, interpretar e comparar dados estatísticos (5E1.1, 5E1.2, 5E1.3)
- Resolver problemas com tabelas e gráficos (5E2.1, 5E2.2)
- Determinar probabilidades simples (5E2.3)
- Identificar variáveis e finalidades de pesquisas estatísticas (5E1.4, 5E1.6)
Fonte: Matrizes de Referência de Matemática do Saeb – BNCC (Inep, 2022)
Mapeamento BNCC ↔ SAEB – Matemática
NÚMEROS
- Leitura, escrita e ordenação de números naturais e racionais
BNCC: EF05MA01, EF05MA02
SAEB: 5N1.1, 5N1.3 - Frações: significados, equivalência e comparação
BNCC: EF05MA03, EF05MA04
SAEB: 5N1.7, 5N1.8, 5N1.9 - Quatro operações com números naturais
BNCC: EF05MA05
SAEB: 5N1.5, 5N1.6 - Resolução de problemas com porcentagens
BNCC: EF05MA07
SAEB: 5N2.5
ÁLGEBRA
- Identificação de padrões e regularidades
BNCC: EF05MA09
SAEB: 5A1.1, 5A1.2 - Proporcionalidade direta
BNCC: EF05MA10
SAEB: 5A2.1, 5A2.2
GEOMETRIA
- Classificação de polígonos e sólidos geométricos
BNCC: EF05MA14, EF05MA15
SAEB: 5G1.2 a 5G1.7 - Localização no plano e deslocamentos
BNCC: EF05MA16
SAEB: 5G1.1, 5G2.1
GRANDEZAS E MEDIDAS
- Perímetro e área
BNCC: EF05MA19
SAEB: 5M2.3 - Sistema monetário e medidas de tempo
BNCC: EF05MA20
SAEB: 5M1.5, 5M2.6
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
- Interpretação de tabelas e gráficos
BNCC: EF05MA23
SAEB: 5E1.1, 5E1.2, 5E2.1 - Probabilidade em situações simples
BNCC: EF05MA24
SAEB: 5E2.3
Alinhamento BNCC e SAEB
Este curso está estruturado em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando integralmente as habilidades previstas para o ano/série. Os conteúdos e atividades também estão alinhados à Matriz de Referência do SAEB, garantindo que o estudante desenvolva as competências avaliadas nas avaliações externas nacionais, com foco em aprendizagem significativa, resolução de problemas e letramento matemático.