Objetivos de Aprendizagem

Consolidar os conhecimentos matemáticos dos Anos Iniciais, aprofundando o estudo de frações, números decimais, proporcionalidade e análise de dados, preparando o estudante para os Anos Finais.

Unidades Temáticas e Habilidades BNCC

NÚMEROS

  • Leitura, escrita e comparação de números naturais até 100.000 (EF05MA01)
  • Estimativa, cálculo mental e resolução de problemas (EF05MA02)

ÁLGEBRA

  • Identificação de padrões e uso de expressões numéricas (EF05MA03)
  • Relações de igualdade e proporcionalidade simples (EF05MA04)

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

  • Algoritmos e resolução de problemas com múltiplos passos (EF05MA05, EF05MA06)

FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS

  • Frações equivalentes e comparação de frações (EF05MA07)
  • Relação entre frações e números decimais (EF05MA08)

GEOMETRIA

  • Polígonos, ângulos e cálculo de perímetro (EF05MA09, EF05MA10)

GRANDEZAS E MEDIDAS

  • Medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e sistema monetário (EF05MA11, EF05MA12)

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

  • Organização, leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos (EF05MA13, EF05MA14)

MATRIZ DE REFERÊNCIA – SAEB

Matemática – 5º Ano do Ensino Fundamental

NÚMEROS

  • Ler e escrever números naturais e racionais (5N1.1)
  • Identificar valor posicional em números naturais (5N1.2)
  • Comparar e ordenar números racionais (5N1.3)
  • Compor e decompor números naturais (5N1.4)
  • Calcular adição, subtração, multiplicação e divisão (5N1.5, 5N1.6)
  • Associar frações a significados e representações (5N1.7, 5N1.8, 5N1.9)
  • Resolver problemas envolvendo as quatro operações (5N2.1, 5N2.2, 5N2.3, 5N2.4)
  • Resolver problemas com porcentagens e frações (5N2.5, 5N2.7)

ÁLGEBRA

  • Identificar padrões e regularidades em sequências (5A1.1, 5A1.2)
  • Completar sequências numéricas (5A1.3)
  • Determinar números desconhecidos em igualdades (5A1.5)
  • Resolver problemas de proporcionalidade (5A2.1, 5A2.2)

GEOMETRIA

  • Localizar e descrever deslocamentos no plano (5G1.1, 5G2.1)
  • Reconhecer e classificar figuras geométricas planas e espaciais (5G1.2 a 5G1.7)
  • Reconhecer congruência e proporcionalidade em figuras (5G1.8, 5G1.9)

GRANDEZAS E MEDIDAS

  • Identificar unidades e instrumentos de medida (5M1.1)
  • Medir, estimar e converter grandezas (5M1.2, 5M2.2)
  • Resolver problemas envolvendo perímetro, área e volume (5M2.3, 5M2.4)
  • Resolver problemas com sistema monetário e tempo (5M1.5, 5M2.6)

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

  • Ler, interpretar e comparar dados estatísticos (5E1.1, 5E1.2, 5E1.3)
  • Resolver problemas com tabelas e gráficos (5E2.1, 5E2.2)
  • Determinar probabilidades simples (5E2.3)
  • Identificar variáveis e finalidades de pesquisas estatísticas (5E1.4, 5E1.6)

Fonte: Matrizes de Referência de Matemática do Saeb – BNCC (Inep, 2022)


Mapeamento BNCC ↔ SAEB – Matemática

NÚMEROS

  • Leitura, escrita e ordenação de números naturais e racionais
    BNCC: EF05MA01, EF05MA02
    SAEB: 5N1.1, 5N1.3
  • Frações: significados, equivalência e comparação
    BNCC: EF05MA03, EF05MA04
    SAEB: 5N1.7, 5N1.8, 5N1.9
  • Quatro operações com números naturais
    BNCC: EF05MA05
    SAEB: 5N1.5, 5N1.6
  • Resolução de problemas com porcentagens
    BNCC: EF05MA07
    SAEB: 5N2.5

ÁLGEBRA

  • Identificação de padrões e regularidades
    BNCC: EF05MA09
    SAEB: 5A1.1, 5A1.2
  • Proporcionalidade direta
    BNCC: EF05MA10
    SAEB: 5A2.1, 5A2.2

GEOMETRIA

  • Classificação de polígonos e sólidos geométricos
    BNCC: EF05MA14, EF05MA15
    SAEB: 5G1.2 a 5G1.7
  • Localização no plano e deslocamentos
    BNCC: EF05MA16
    SAEB: 5G1.1, 5G2.1

GRANDEZAS E MEDIDAS

  • Perímetro e área
    BNCC: EF05MA19
    SAEB: 5M2.3
  • Sistema monetário e medidas de tempo
    BNCC: EF05MA20
    SAEB: 5M1.5, 5M2.6

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

  • Interpretação de tabelas e gráficos
    BNCC: EF05MA23
    SAEB: 5E1.1, 5E1.2, 5E2.1
  • Probabilidade em situações simples
    BNCC: EF05MA24
    SAEB: 5E2.3

Alinhamento BNCC e SAEB
Este curso está estruturado em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando integralmente as habilidades previstas para o ano/série. Os conteúdos e atividades também estão alinhados à Matriz de Referência do SAEB, garantindo que o estudante desenvolva as competências avaliadas nas avaliações externas nacionais, com foco em aprendizagem significativa, resolução de problemas e letramento matemático.

Conteúdo Curso

Sobre o instrutor

Não matriculado
Este curso está fechado no momento

Curso Inclui

  • 7 Lições
  • 36 Tópicos