Back to Course

Português 7º ano

0% Complete
0/0 Steps
  1. Módulo I- Estudo de Gêneros textuais
    14 Topics
    |
    14 Testes
  2. Módulo II- Gramática- Parte I
    5 Topics
    |
    5 Testes
  3. Módulo III- Acentuação
    1 Topic
    |
    1 Teste
  4. Módulo IV- Gramática- Parte II
    7 Topics
    |
    7 Testes
Lesson Progress
0% Complete

Aula XIV- Criação de poesia. 

Tudo o que está no mundo pode render uma boa poesia

A poesia, ou texto lírico, é uma arte que consiste no uso da linguagem humana para retratar algo que está na imaginação do autor, associando harmonicamente palavras, ritmos e imagens. 

Escrever em versos e com rimas não é uma tarefa fácil, no entanto, se você deseja aprender essa arte, existem algumas dicas que podem ajudá-lo nessa empreitada.  

Dicas para criar uma poesia 

Antes de sentar-se com papel e caneta, é importante refletir sobre a arte de expressar sentimentos e pensamentos em forma de versos. Antes de tudo, os poetas são excelentes observadores tanto do mundo interior quanto do exterior. 

Os textos poéticos podem abordar uma enorme série de temas, como a felicidade, o nascimento, a perda, o amor, a amizade e outros. Podemos afirmar que tudo que está em nosso mundo pode render uma boa poesia.Não basta querer fazer uma poesia, é preciso saber como cria-la.  

Confira a seguir algumas boas dicas para começar a escrever poesias: 

Leia poesias 

Primeiramente, é fundamental ter contato com o estilo de texto que você deseja escrever. Assim sendo, leia o máximo de poesias de autores de épocas diferentes. Além de ter contato com esse tipo de texto, descobrindo a essência dessa forma de expressão, você ampliará o seu vocabulário e pode encontrar uma excelente fonte de inspiração. 

Adquirir o hábito de ler poemas é muito importante. Que tal começar a ler ao menos uma poesia por dia? Cerque-se de bons autores, leia em voz alta e compartilhe as suas descobertas com familiares e amigos. 

Pratique a escrita 

Não basta ler, é necessário praticar bastante! Comece com versos simples e repentinos, com algo que não sai da sua mente e, aos poucos, vá modelando as suas ideias até formar um texto. 

Para encontrar inspiração, observe o mundo à sua volta, pense em uma frase, uma imagem, uma pergunta etc. Ao iniciar a escrita, lembre-se que o primeiro verso não precisa ser necessariamente o primeiro do poema. Você ainda poderá mudar a produção depois. 

Você pode começar usando imagens e descrições concretas de pessoas, lugares e objetos, por exemplo. 

Seja curioso 

Não existem regras para a produção de uma poesia, pois tudo que está em nosso mundo pode servir de inspiração para a sua criação. Para começar, você pode concentrar-se em algo que acha interessante ou fascinante. Isso ajudará a deixar o objetivo mais claro e na escolha de imagens precisas. 

Escolha uma forma poética 

Existem diversas inúmeras opções de formas poéticas, incluindo os versos livres, os sonetos e os haikais. Se optar por uma escrita mais leve e divertida, você ainda pode escolher uma forma como o limerique, por exemplo. 

Revise 

Uma poesia está sujeita a várias versões e revisões. Anote tudo, rabisque, faça esboços, corte. Lembre-se que escrever um poema pode ser comparado ao ato de montar um quebra-cabeça. Ao revisar o seu texto, remova clichês e busque receber a opinião de outras pessoas. 

Use figuras de linguagem 

Fazer uso de figuras de linguagem, como a metáfora, certamente deixará o seu texto poético ainda mais interessante. 

Pense na sonoridade do poema 

Ao escrever, é importante lembrar que as poesias são feitas para serem recitadas. Assim sendo, pense em como as palavras escolhidas vão soar, brincando com a escolha do vocabulário.