Português 7º ano
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Módulo I- Estudo de Gêneros textuais14 Topics|14 Testes
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Aula 1- Tipos de Discursos: Direto e Indireto
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Aula 2- Leitura de textos jornalísticos com ênfase em questões de gêneros na contemporaneidade
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Aula 3- Leitura de textos regionais: o cerrado, matriz da cultura brasileira
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Aula 4- Textos teatrais
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Aula 5- Representação teatral
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Aula 6- Texto Expositivo
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Aula 7- Texto Argumentativo
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Aula 8- Música Regional
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Aula 9- Leitura de letras de músicas de estilos variados com ênfase em cidadania.
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Aula X-Poesia
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Aula 11-Paródia
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Aula 12- Criação de artigos jornalísticos ( anúncios e classificados)
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Aula 13- Elaboração de reportagens e entrevistas- ( notícia, manchete, entrevista)
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Aula 14- Criação de Poesia
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Aula 1- Tipos de Discursos: Direto e Indireto
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Módulo II- Gramática- Parte I5 Topics|5 Testes
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Módulo III- Acentuação1 Topic|1 Teste
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Módulo IV- Gramática- Parte II7 Topics|7 Testes
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Question 1 of 5
1. Question
1) Sobre a dissertação-argumentativa, podemos afirmar que se trata
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Question 2 of 5
2. Question
2) Sobre o texto argumentativo, é correto afirmar que:
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Question 3 of 5
3. Question
3) “É comum, no Brasil, a prática de tortura contra presos. A tortura é imoral e constitui crime.
Embora não exista ainda na leis penais a definição do ‘crime de tortura’, torturar um preso ou detido é abuso de autoridade somado à agressão e lesões corporais, podendo qualificar-se como homicídio, quando a vítima da tortura vem a morrer. Como tem sido denunciado com grande frequência, policiais incompetentes, incapazes de realizar uma investigação séria, usam a tortura para obrigar o preso a confessar um crime. Além de ser um procedimento covarde, que ofende a dignidade humana, essa prática é legalmente condenada. A confissão obtida mediante tortura não tem valor legal e o torturador comete crime, ficando sujeito a severas punições.”(Dalmo de Abreu Dallan)
Pode-se afirmar que esse trecho é uma argumentação:
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Question 4 of 5
4. Question
4) Leia o texto e responda a pergunta a seguir:
CIDADANIA X CORRUPÇÃO
Indignar-se é preciso! Exercer cidadania, que só encontra cenário propício em sistema democrático, implica a noção mínima dos direitos de cidadão e a capacidade de reivindicá-los dos poderes constituídos. Ora, o efetivo acesso ao Judiciário, último arquejo do cidadão, à educação, direito de todos e dever do Estado, à saúde, à informação, dentre outros, depende da vontade política posta e do grau de consciência e reivindicação de um povo.
Daí causar indignação o fato de se saber que com a presença da corrupção quantidades incalculáveis de dinheiro deixam de chegar ao cidadão em formas de bens e serviços de obrigação do Estado, indo, ao reverso, para os bolsos de inescrupulosos indivíduos ou quadrilhas, que teimam em sangrar o que é do povo. Corrupção não é prerrogativa do Brasil, o que não é consolo. Tem-se notícia, só para ficar entres os Brics, que em países como a China, de crescimento de vanguarda, os níveis de corrupção são imensos.
Penso que a educação para a não corrupção deve começar dentro de casa, na família, nos mais singelos gestos, passar de forma efetiva e vigorosa pela escola, no nível mais elementar até os superiores, e por campanhas constantes dos meios de comunicação, de tal sorte que seja inculcada, de maneira sólida e permanente, a ideia de que se deve ser ético e via de consequência sempre se afastar da corrupção, seja na vida privada, seja, principalmente, na vida pública, na qual aquele que a tal se habilita se compromete a buscar incessantemente tudo que corrobore para a consecução dos interesses do povo, vale dizer, tudo que facilite o pleno acesso à cidadania.
Estamos cansados de ver corrupção por todos os lados. O cidadão que paga seus impostos e que vive do seu trabalho não merece ser vilipendiado por inescrupulosos da lei do vale tudo. Educação para a não corrupção e para cidadania, leis mais duras, Ministério Público e Judiciário mais implacáveis com os corruptos! São caminhos…
O texto pode ser classificado como artigo de opinião porque
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Question 5 of 5
5. Question
5) GERAÇÃO DO CELULAR
Inaê Soares da Silva
O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter maiscontato com o mundo real.
As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.
Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.
Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.
Há uma opinião da autora em
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