Back to Course

PortuguĂȘs 9Âș ano

0% Complete
0/0 Steps
  1. Estudo e compreensĂŁo textual I: rumo a mares nunca antes navegados
    5 Topics
    |
    5 Testes
  2. Estudo e compreensĂŁo textual II: porque navegar Ă© preciso
    7 Topics
    |
    8 Testes
  3. Formação e estrutura das palavras: a língua na ponta da língua
    3 Topics
    |
    3 Testes
  4. Sintaxe: um estudo prĂĄtico de gramĂĄtica
    5 Topics
    |
    5 Testes
  5. A LĂ­ngua Portuguesa na prĂĄtica: desdobrando a gramĂĄtica
    3 Topics
    |
    3 Testes
Lesson Progress
0% Complete

Introdução

Suspense e mistĂ©rio, assim como outros gĂȘneros da literatura, podem causar uma verdadeira confusĂŁo na hora de definir que tipo de livro vocĂȘ estĂĄ lendo. Vamos,entĂŁo, desvendar este mistĂ©rio juntos?

Suspense ou mistério?

Antes de mais nada, vocĂȘ conhece a definição de suspense e mistĂ©rio ou continua achando que tudo Ă© a mesma coisa? Bom, se vocĂȘ faz parte do segundo grupo, pode conhecer mais sobre cada um dos gĂȘneros clicando nos links onde Ă© mais aprofundada a explicação de cada gĂȘnero.

PorĂ©m, tendo em mente que ambos podem gerar uma certa suspeita ao longo da leitura ou mesmo uma tensĂŁo, pode-se reduzir o suspense e mistĂ©rio em: descobrir o resultado final. E Ă© justamente nessa ideia de descobrir que reside a diferença entre cada um dos gĂȘneros.

Para ficar fåcil de entender, tenha em mente a seguinte e principal diferença:

Suspense

No suspense, vocĂȘ tem uma ideia do que vai acontecer no final da histĂłria, mas a dĂșvida estĂĄ em como os personagens vĂŁo reagir. Por isso, Ă© comum que a trama central se desenvolva mais rapidamente, apresentando os fatos.

Um exemplo clĂĄssico de suspense Ă© a obra A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz ZafĂłn.

Mistério

Nas obras de mistĂ©rio, Ă© comum que aconteça o caminho interno, vocĂȘ começa conhecendo os personagens e nĂŁo tem ideia de como a histĂłria vai terminar. Geralmente, as obras de mistĂ©rio tĂȘm algum tipo de crime onde vocĂȘ descobre junto com os personagens o culpado e os motivos.

Para resumir bem esse tipo de gĂȘnero, basta ler ou conhecer qualquer uma das obras de Agatha Christie.

Leia alguns dados sobre essa autora britĂąnica:

Agatha Christie (1890 – 1976)

  • Nasceu no Reino Unido.
  • Seu nome completo Ă© Agatha Mary Clarissa Christie Mallowan.
  • Atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa
  • Destacou-se no subgĂȘnero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de “Rainha/Dama do Crime” (“Queen/Lady of Crime”, no original em inglĂȘs).
  • Agatha Christie foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossĂ­vel ao leitor descobrir quem Ă© o assassino.

Agatha Christie

Uma das obras mais famosas da autora, a qual jĂĄ foi adaptada para o cinema.

Para reforçar:

A literatura do mistério, também referida como novelas policiais e de ficção policial, é um tipo específico de história de suspense. As histórias de mistério começam com um crime como o conflito central e apresentam pistas e suspeitos durante toda a história para permitir uma resolução final através de uma dedução lógica. A maioria dos mistérios inclui um detetive profissional ou amador que orienta o leitor através da solução do crime. Em alguns casos, os leitores são apresentados com provas suficientes para resolver corretamente o próprio mistério; em outros, eles devem acompanhar os personagens até o final revelar no final da história. Embora seja possível que um mistério seja um trabalho de não-ficção, a maioria dos mistérios literårios são fictícios.

O romance de mistĂ©rio moderno tem suas raĂ­zes mais antigas em baladas e bordos, detalhando os terrĂ­veis crimes de yeomen e seus vizinhos, nobres e seus rivais. A histĂłria do detetive como a conhecemos hoje, no entanto, se originou na dĂ©cada de 1840 com as histĂłrias de Auguste Dupin de Edgar Allan Poe. Sua fĂłrmula de um crime, seguido de investigaçÔes intelectuais e uma solução lĂłgica, tornou-se o padrĂŁo para a ficção policial que persiste atĂ© hoje. A ficção gĂłtica anterior explorara os reinos do suspense e do horror, mas geralmente atribuĂ­a eventos misteriosos a meios sobrenaturais ou improvĂĄveis. Seguindo Poe, escritores misteriosos como Wilkie Collins ( The Moonstone ) e Sir Arthur Conan Doyle (a sĂ©rie Sherlock Holmes ) solidificaram a nova fĂłrmula e efetivamente fizeram literatura misteriosa sinĂŽnimo de ficção criminal. Eles combateram os elementos sobrenaturais de novelas romĂąnticas de suspense, com ĂȘnfase em evidĂȘncias cientĂ­ficas e detalhes forenses, destacando o papel das pegadas, impressĂ”es digitais, resĂ­duo quĂ­mico, sujeira e cinzas ao traçar seus criminosos.

Quanto ao suspense,  este prende a atenção porque tudo o que acontece posteriormente na trama estĂĄ diretamente relacionado com o que se apresenta anteriormente, isto Ă©, diante de um assassinato o esperado Ă© a sua resolução, mas para entender o desfecho, Ă© necessĂĄrio retomar os fios iniciais que antecedem ao crime, mas que sĂł sĂŁo revelados a posteriori.

As obras de suspense sĂŁo aquelas que provocam a hesitação da respiração do leitor/pĂșblico uma vez que seu enredo Ă© estruturado a partir de cortes repentinos, provocadores do susto. O inesperado e a surpresa sĂŁo os elementos que atestam a razĂŁo de ser do gĂȘnero, afinal, nĂŁo hĂĄ como estabelecer o suspense com situaçÔes esperadas ou que jĂĄ foram reveladas.

É importante destacar que as tĂ©cnicas narrativas do suspense e do mistĂ©rio podem ser encontradas em diversos gĂȘneros textuais, tais como, narrativas de assombração, contos, romances e atĂ© crĂŽnicas.

A curiosidade humana Ă© a engrenagem principal para que livros, filmes, peças e sĂ©ries de suspense sejam tĂŁo populares. Desvendar enigmas ou solucionar casos, sempre desafia o imaginĂĄrio e desperta interesse. NĂŁo Ă  toa, muitos dos demais gĂȘneros como o terror, o horror e as grandes sagas, comumente lançam mĂŁo dos artifĂ­cios do suspense.

Esperar pelo inesperado é muito interessante para a construção literåria, pois permite que os escritores estendam a narrativa, adiem o contar por meio de estratégias artísticas que pode ser um detalhamento maior da cena, a fim de realizar um rompimento abrupto do fio narrativo, e instaurar, a partir daí, a suspensão da história.

Convidamos vocĂȘ a se aventurar, a partir das prĂłximas aulas, neste universo inesperado e instigante da literatura de suspense e de mistĂ©rio!!

Boas leituras e bons estudos!!