Ciências 6º ano
-
O Universo5 Aulas|5 Exercícios
-
Ecossistemas13 Aulas|13 Exercícios
-
Importância e preservação de ecossistemas
-
Níveis ecológicos de organização do indivíduo à biosfera
-
Sustentabilidade e conservação
-
Fatores bióticos e abióticos e condições de sobrevivência
-
Seres autotróficos e heterotróficos
-
Habitat e nicho ecológico
-
Cadeia alimentar e diferenciação entre seres autotróficos e heterotróficos
-
Teia alimentar
-
Biomas brasileiros: características gerais, determinantes ecológicos, fauna e flora
-
Adaptações de seres vivos no Cerrado
-
Aproveitamento de recursos naturais do Cerrado
-
Conhecimentos tradicionais (plantas medicinais e gêneros alimentícios)
-
Conservação e manejo de ecossistemas, desenvolvimento sustentável e educação ambiental e extinção dos animais e plantas; tráfico de animais silvestres
-
Importância e preservação de ecossistemas
-
Ar10 Aulas|10 Exercícios
-
Água6 Aulas|6 Exercícios
-
Pressão8 Aulas|8 Exercícios
-
Noções de flutuação de corpos: densidade, empuxo e tensão superficial
-
Água e os ecossistemas terrestres e aquáticos
-
Tratamento da água
-
Tipos de água: potável, destilada, poluída, salgada, salobra, termal, etc.
-
Uso racional da água
-
Tratamento de águas residuais (esgotos)
-
Poluição da água
-
Doenças relacionadas com a água
-
Noções de flutuação de corpos: densidade, empuxo e tensão superficial
-
Solo9 Aulas|9 Exercícios
-
Solo e ecossistemas
-
Tipos de solo
-
Solo e agricultura (noções de ciclo do nitrogênio)
-
Noções de manejo e conservação do solo (assoreamento, erosão, correção do solo, queimadas, desmatamento, reflorestamento, etc.)
-
Consumo sustentável
-
Lixo: reaproveitamento, reciclagem e coleta seletiva
-
Poluição do solo
-
Doenças relacionadas com o solo
-
Noções de higiene
-
Solo e ecossistemas
Noções de astronomia e suas tecnologias
Ângela Maria Ferreira de Oliveira Lourdes 08/01/2025
A astronomia é a ciência que estuda o Universo. A palavra Astronomia significa lei das estrelas. No passado ela buscava de lei matemáticas e geométricas que buscavam explicar as posições e os movimentos dos astros.
Astronomia nasceu com o ser humano ao observar as estrelas e se questionando o que eram aqueles pontos brilhantes no céu, povos de todas as regiões do mundo, de todos os lugares fizeram uso dessa ciência.
As primeiros movimentos astronómicos faziam medidas de ângulos no céu, essas unidades de medidas eram úteis na terra para medir áreas cultiváveis, estabelecer calendários, estações do ano e serem aplicadas em construções, até hoje as medidas angulares no céu são utilizas, está área é conhecida como astronomia de posição ou fundamental.
O movimento dos astros é estudado pela mecânica celeste, que deu seus primeiros passos baseado nos trabalhos de Isaac Newton.
No final do século XIX e inicio do século XX surgiram os modelos físicos que explicavam as radiações que vinham das estrelas e as explicações contemporâneas sobre o surgimento a vida e a morte das estrelas, nascia assim as astro física ou física estrelar e depois a cosmologia que estuda o surgimento e evolução do sistema do universo.
Hoje essa ciência está dividida em vários ramos (Astrofísica, Cosmologia, Astrobiologia, Planetologia etc), e ainda influencia muitas outras ciências, uma vez que o interesse pelo espaço não está restrito à Astronomia e a resposta de muitas perguntas nas demais ciências depende do conhecimento do espaço.
Ela é fundamental para nosso desenvolvimento tecnologia, graças a ela foi possível desenvolver satélites, placas solares, sinais de celulares e Internet que nos auxiliam no nosso dia a dia. Além disso, a astronomia nos ajuda a entender como surgiu o universo, o nosso planeta e até nos mesmos.
Desde a antiguidade, o ser humano busca compreender o universo e o mundo à sua volta. Uma das primeiras tecnologias que nos permitiu visualizar o nosso planeta foi o satélite, que são corpos que orbitam ao redor de um planeta ou seja, ele percorre toda uma trajetória ao redor de um planeta. Existem os satélites naturais, como a lua e os satélites artificiais, que foram colocados pelos humanos, através de foguetes. Os satélites artificiais possuem diversas funções como de recepção e envio de sinais para pontos específicos aqui da Terra e os que observam os astros celestes e os planetas.