Globalização e desenvolvimento tecnológico: aproximação entre os povos
A globalização vem estruturar as ligações entre as nações do mundo todo. Ela é caracterizada pela mundialização do espaço geográfico, pois interliga a política, a economia, a cultura e a sociedade em nível global.
Alguns estudiosos acreditam que a globalização começou na era das grandes navegações, onde a Europa saiu a conquistar novas terras, para a exploração comercial.
Alguns estudiosos acreditam que a globalização começou na era das grandes navegações, onde a Europa saiu a conquistar novas terras, para a exploração comercial.
Com a Revolução Industrial a globalização se intensificou ainda mais, pois ela começou a se expandir e conquistar novos espaços através da industrialização e o apoio da burguesia, fazendo com que o capitalismo se firmasse ainda mais.
No século XX vários avanços tecnológicos foram alcançados, estando ligados diretamente ao sistema capitalista, que se consolidou com a queda da União Soviética (socialista), com o fim da guerra fria. Um marco que ficou conhecido no mundo todo foi a queda do muro de Berlim, que era um símbolo da divisão do mundo em dois sistemas, o capitalismo e o socialismo. Com a vitória do sistema capitalista tem-se a configuração de uma nova ordem mundial, onde há mudança nas relações internacionais.
A globalização está em constante evolução, com politicas que favorecem a entrada de empresas transnacionais em países e fomenta ainda mais esta dinâmica global, pois proporciona o desenvolvimento tecnológico, o serviço de transporte, de telecomunicação, investimento, entre outros. Este ponto mostra que há uma diferença entre países desenvolvidos e os países emergentes. Os países que estão em desenvolvimento não conseguem acompanhar os avanços tecnológicos refletindo assim em sua economia.
Além dos avanços econômicos entre países, a globalização contribuiu para a aproximação das nações no âmbito de conferências internacionais, que tratam de interesses comuns quase a todas as nações como, por exemplo: a fome, a pobreza, o trabalho, o meio ambiente. A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) são exemplos destes órgãos criados, impulsionados pela globalização.
No campo da cultura a globalização trouxe uma aproximação dos costumes, do padrão de vida de determinadas nações em relação a outros.
A internet permite o acesso muito rápido de informações, levando assim a cultura (cinema, música, moda, teatro) a sobrepor a própria cultura de um determinado país.
A globalização cultural contribui para a influência de costumes e tradições típicas em outros países. Podemos citar como exemplo o Halloween, que é uma festa norte americana que atualmente se comemora em outros países do mundo.
A internet também permitiu a troca de informações quase que instantaneamente através das redes sociais, como é o caso do “Facebook”, onde a pessoa se comunica com outra de qualquer parte do mundo.
Alguns aspectos negativos são consequência dos avanços da globalização, como: a intolerância religiosa, a sobreposição da cultura e costumes, o desemprego, a violência, entre outros. Os Estados Unidos por ser uma das principais potências mundiais, influencia muitos estes aspectos negativos, pois com a internet a ideologia, costumes, culturas ocidentais estão presentes nos outros países gerando conflitos.
Podemos citar como exemplo, o ataque às torres gêmeas no ano de 2001 nos Estados Unidos como intolerância religiosa. O desemprego que se acentua cada vez mais nos países mais pobres, as multinacionais reduzem o quadro de mão-de-obra e paga menos aos empregados, gerando grandes problemas sociais. E a relação com a natureza, pois para continuar avançando tecnologicamente mais recursos naturais são precisos, causando grandes impactos ao meio ambiente.
Assim podemos analisar o processo de globalização com duas faces: de um lado temos avanços tecnocientíficos, cada vez mais desenvolvimento, fortalecimento das relações internacionais, criação de blocos econômicos, aperfeiçoamento da comunicação e meios de transporte, informações transmitidas por meio da internet, entre outras. Por outro lado vemos algumas desvantagens como: o processo de descaracterizar os costumes culturais de um determinado país, concentração de riqueza nos países desenvolvidos, a exploração de mão-de-obra barata e matéria prima (recursos naturais), o uso indevido da internet (Prostituição, tráfico de drogas, etc), a violência em determinadas regiões, entre outros.
Portanto, a globalização só irá evoluir nos tempos atuais, porém precisa ser realizada, alcançado com cautela, principalmente nos campos social, cultural e econômico.