Exercícios de matemática 2ª série – 4º bimestre
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Teste de Conjuntos Matemática 1ª série
Exercício de matemática básica com questões do 2º ano Ensino Médio 4º bimestre. Resolva as questões online ou baixe a lista em PDF.
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Question 1 of 29
1. Question
(UEM PR)
Sendo A um subconjunto de R a função característica de A é a função \({ f }_{ A }:\quad R\rightarrow R\), definida por \({ f }_{ A }^{ }(x)=\quad 1,\quad se\quad x\in A,\quad e\quad { f }_{ A }^{ }(x)=0,\quad se\quad x\notin A\).
Assinale o que for correto.
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Question 2 of 29
2. Question
(UEM PR)
Sobre teoria dos conjuntos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s)
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Question 3 of 29
3. Question
(Feevale RS)
A Matemática possui uma linguagem própria, uma notação para ser lida universalmente. Em relação aos conjuntos \(A=\{ x\in R | 1<x<10\} ,\quad B=\{ x\in Z | 5<x<10\} \quad e\quad C=\{ x\in N | x<3\}\), fazem-se as seguintes afirmações.
I. O conjunto \((A\cup B\cup C)\) possui infinitos elementos.
II. O conjunto \({ C }_{ A }^{ B }\) possui infinitos elementos.
III. O conjunto \((B\cap C)\) não possui elementos.
Marque a alternativa correta.
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Question 4 of 29
4. Question
(MACK SP)
Se \(A=\{ x\in N|\quad x\quad é\quad divisor\quad de\quad 60\}\) e \(\quad B=\{ x\in N|\quad 1<x<5\}\), então o número de elementos do conjunto das partes de \(A\cap B\) é um número
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Question 5 of 29
5. Question
(Ifsul RS)
Dados os conjuntos \(A=\quad \{ x\in R |\quad -5<x<8\} \quad e\quad B=\quad \{ x\in \Re |\quad -1<x<4\}\), então A – B é
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Question 6 of 29
6. Question
(UEG GO)
Dados os conjuntos \(A=\{ x\in R |\quad -2<x<4\}\) e \(\quad B=\{ x\in R |\quad x>0\}\), a interseção entre eles é dada pelo conjunto
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Question 7 of 29
7. Question
(Epcar MG)
Na reta dos números reais abaixo, estão representados os números m, n e p.
Analise as proporções a seguir e classifique-as em V (VERDADEIRA) ou F (FALSA).
( ) \(\sqrt { \frac { m-n }{ p } }\) não é um número real
( ) (p+m) pode ser um número inteiro
( ) \(\frac { p }{ n }\) é, necessariamente, um número racional
A sequência correta é:
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Question 8 of 29
8. Question
(Unioeste PR)
Dentre as equações abaixo, qual NÃO possui solução com x e y inteiros?
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Question 9 of 29
9. Question
(Enem)
Duas amigas irão fazer um curso no exterior durante 60 dias e usarão a mesma marca de xampu. Uma delas gasta um frasco desse xampu em 10 dias enquanto que a outra leva 20 dias para gastar um frasco com o mesmo volume. Elas combinam de usar, conjuntamente, cada frasco de xampu que levarem. O número mínimo de frascos de xampu que deverão levar nessa viagem é
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Question 10 of 29
10. Question
(Uerj)
O proprietário de uma lanchonete vai ao supermercado comprar sardinha e atum enlatados. Cada lata de sardinha pesa 400g e cada lata de atum, 300g. Como sua bolsa de compras suporta até 6,5 kg, ele decide comprar exatamente 6 kg dessas latas. Sabe-se que foi comprada pelo menos uma lata de cada pescado.
Determine o maior número possível de latas que o proprietário da lanchonete poderá comprar.
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latas. Sendo latas de sardinha e de atum.
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Question 11 of 29
11. Question
(Enem)
Deseja se comprar lentes para óculos. As lentes devem ter espessuras mais próximas possíveis da medida 3 mm. No estoque de uma loja há lentes de espessuras: 3,10 mm; 3,021 mm; 2,96 mm; 2,099 mm e 3,07 mm.
Se as lentes forem adquiridas nessa loja, a espessura escolhida será, em milímetros, de
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Question 12 of 29
12. Question
(UEG GO)
Dados dois conjuntos, A e B, onde \(A\cap B=\{ b,d\} ,\quad A\cup B=\{ a,b,c,d,e\} \quad e\quad B-A=\{ a\} \). O conjunto B é igual a
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Question 13 of 29
13. Question
(UEFS BA)
Em um grupo de 30 jovens, 2 já assistiram todos os filmes X, Y e Z, e 10 ainda não viram nenhum. Dos 14 que viram Y, 5 também já assistiram a X, e 6 também viram Z. Ao todo, 11 jovens assistiram a X. Com base nessas informações, é correto concluir que, nesse grupo,
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Question 14 of 29
14. Question
(IME SP)
Dados três conjuntos quaiquer F, G e H. O conjunto G – H é igual ao conjunto:
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Question 15 of 29
15. Question
(Udesc)
Joana leciona quatro disciplinas em uma instituição de ensino: C1, C2, A1 e A2, sendo que um aluno só pode cursar C2 se já estiver sido aprovado em C1 e só pode cursar A2 se á estiver sido aprovado em A1. Sabe se que em cada uma das disciplinas há exatamente 40 matriculados. 20% dos matriculados em A1 cursam apenas A1; 30% dos matriculados em C1 cursam apenas C1 e 40% dos matriculados em A2 cursam apenas A2; o número de matriculados em A1 e C1 é igual ao dobro do número de matriculados somente em C2; o número de matriculados somente em C2 é igual ao terço da soma do número de matriculados somente nas disciplinas A1, A2 e C1.
Analise as proporções em relação às informações, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa..
( ) A professora tem 104 alunos distintos.
( ) 40 alunos estão matriculados em exatamente duas disciplinas lecionadas pela professora Joana.
( ) 48 dos alunos estão matriculados somente em uma disciplina com a professora Joana.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
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Question 16 of 29
16. Question
(UFPA)
Em uma turma de cinquenta alunos de Medicina, há dezoito cursando Anatomia, quinze cursando Citologia e treze cursando Biofísica. Seis alunos cursam simultaneamente Anatomia e Citologia, cinco cursam simultaneamente Citologia e Biofísica e quatro cursam simultaneamente Anatomia e Biofísica. Dezesseis alunos não cursam nenhuma dessas disciplinas.
O número de alunos que cursam, simultaneamente, exatamente duas disciplinas é
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Question 17 of 29
17. Question
(IFCE)
A quantidade de subconjuntos X que satisfazem a inclusão \(\{ 1,2\} \quad \subset \quad X\quad \subset \quad \{ 1,2,3,4\} \) é
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Question 18 of 29
18. Question
(PUC PR)
As afirmações a seguir são verdadeiras:
Todo maratonista gosta de correr na rua.
Existem maratonistas que são pouco disciplinados.
Dessa forma, podemos afirmar que:
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Question 19 of 29
19. Question
(UEPG PR)
Interessado em lançar os modelos A, B e C de sandálias, em uma determinada região do estado, foi realizada uma pesquisa sobre a preferência de compra dos moradores, a qual apresentou os seguintes resultados:
600 moradores comprariam apenas o modelo A;
1000 moradores comprariam apenas o modelo B;
1400 moradores comprariam apenas o modelo C;
100 moradores comprariam apenas os modelos A e B;
200 moradores comprariam apenas os modelos A e C;
300 moradores comprariam apenas os modelos B e C;
100 moradores comprariam qualquer um dos três modelos;
1300 moradores não comprariam nenhum dos três modelos.
A partir do que foi exposto, assinale o que for correto.
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Question 20 of 29
20. Question
(IFCE)
Os conjuntos X e Y são tais que X= {2,3,4,5} e \(X\cup Y=\{ 1,2,3,4,5,6\}\). É necessariamente verdade que
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Question 21 of 29
21. Question
(IFPE)
Com o objetivo de realizar um levantamento sobre o número de professores afastados para cursos de capacitação do campus Vitória de Santo Antão, verificou-se que, de um total de 88 professores na instituição,
45 professores lecionam no Ensino Integrado;
35 professores lecionam no Ensino Superior;
30 professores lecionam no Ensino Subsequente;
15 professores lecionam no Integrado e Superior;
10 professores lecionam no Integrado e Subsequente;
10 professores lecionam no Superior e Subsequente;
5 professores lecionam no Integrado, Superior e Subsequente.
Sabe-se que o campus Vitória de Santo Antão apenas oferece essas três modalidade de ensino e que todos os professores que não estão afastados lecionam em, pelo menos, uma da três modalidades.
Com base nestas informações, conclui-se que o número de professores que não estão lecionando em nenhuma das três modalidades por estarem afastados para cursos de capacitação é
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Question 22 of 29
22. Question
(FGV RJ)
Em uma pesquisa para estudar a incidência de três fatores de risco (A, B e C) para doenças cardíacas em homens, verificou-se que, do total da população investigada,
15% da população apresentava apenas o fator A;
15% da população apresentava apenas o fator B;
15% da população apresentava apenas o fator C;
10% da população apresentava apenas os fatores A e B;
10% da população apresentava apenas os fatores A e C;
10% da população apresentava apenas os fatores B e C;
em 5% da população os três fatores de risco ocorriam simultaneamente.
Da população investigada, entre aqueles que não apresentavam o fator de risco A, a porcentagem dos que não apresentavam nenhum dos três fatores de risco é, aproximadamente,
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Question 23 of 29
23. Question
A Lógica estuda a valorização das sentenças e suas relações, e muitas vezes usa a simbologia dos conjuntos para expressar essa linguagem. Por exemplo: sejam o conjunto dos jogadores de futebol e o conjunto dos atletas, denotados por F e A, respectivamente. A sentença lógica “TODO JOGADOR DE FUTEBOL É ATLETA” significa que para qualquer elemento \(x\in F\), tem-se também que \(x\in A\). Representamos simbolicamente por \(F\subset A\), ou seja, o conjunto F está contido no conjunto A.
Posto isto, a simbologia \(F\nsubseteq A\) expressa corretamente pela lógica que
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Question 24 of 29
24. Question
(Uece)
Dados os números racionais \(\frac { 3 }{ 7 } ,\frac { 5 }{ 6 } ,\frac { 4 }{ 9 } \quad e\quad \frac { 3 }{ 5 } \) a divisão do menor deles pelo maior é igual a
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Question 25 of 29
25. Question
No dia 11 de novembro de 2015, o site do Banco Central do Brasil indicava que a taxa de câmbio para a compra do dólar era de R$3.7409,00. Nesse dia, Carlos precisou comprar dólares e pagou a taxa de câmbio indicada pelo Banco Central. Se ele tinha, ao todo, R$ 1.500,00 para realizar essa compra e comprou a maior quantidade inteira de dólares que foi possível, então é verdade que do valor que ele tinha disponível lhe sobrou:
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Question 26 of 29
26. Question
(CFTMG)
Sobre os números racionais \(\frac { 1 }{ 11 } ,\frac { 7 }{ 33 } \quad e\quad \frac { 14 }{ 55 } \), é correto afirma que
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Question 27 of 29
27. Question
(CFTMG)
Considere os conjuntos X e Y definidos por \(X=\{ X\in N\quad |\quad X\quad é\quad múltiplo\quad de\quad 3\} \) e \(Y=\{ Y\in Z\quad |\quad Y\quad é\quad divisor\quad de\quad 84\}\)
Sobre o conjunto \(A=\quad X\cap Y\), é correto afirmar que
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Question 28 of 29
28. Question
(Insper SP)
Um bazar beneficente arrecadou R$ 633,00. Nenhum dos presentes contribuiu com menos de R$ 17,00, mas também ninguém contribuiu com mais de R$ 33,00. O número mínimo e o número máximo de pessoas presentes são, respectivamente, iguais a
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Question 29 of 29
29. Question
(UEPA)
Leia o texto para responder à questão
A produção de conhecimento que se materializa hoje nos currículos escolares é resultado dos estudos desenvolvidos e sistematizados ao longo de muitos anos. Um bom exemplo dessa realidade é o famoso teorema de Pitágoras, descrito como: o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (BOYER, 2010). Estreitamente ligado ao Teorema de Pitágoras está o problema de encontrar números inteiros a, b e c distintos que possam representar os catetos e a hipotenusa de um triângulo retângulo, designado de terno pitagórico.
Considerando o texto e sendo\(a=m,\quad b=\frac { { m }^{ 2 }-1 }{ 2 } \quad e\quad c=\frac { { m }^{ 2 }+1 }{ 2 }\), é correto afirmar que a, b e c constituem um terno pitagórico para qualquer
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Sei lá
ERICA MAGALHÃES GOMES 2 ANO 2 VESPERTINO
2 ano 2 vespertino erica