Provas de Matematica OBMEP 2011 – Nivel 3
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Teste de Teoremas dos senos e cossenos Matemática 2ª série
Teste de Teoremas dos senos e cossenos Matemática 2ª série online. Ao final receba a sua nota. Conquiste os desafios!
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Question 1 of 31
1. Question
(UFPR) Um triângulo possui lados de comprimento 2 cm e 6 cm². Qual é a medida do terceiro lado desse triângulo?
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Question 2 of 31
2. Question
(UPE) João está procurando cercar um terreno triangular que ele comprou no campo. Ele sabe que dois lados desse terreno medem, respectivamente, 10 m e 6 m e formam entre si um ângulo de 120°. O terrenno será cercado com três voltas de arame farpado. Se o preço do metro do arame custa R$5,00, qual o valor gasto por João com a compra do arame?
Dados: sen de 120° = \(\frac {\sqrt { 3 }}{2}
cos de 120° = - \frac {1}{2}\)CorretoIncorreto -
Question 3 of 31
3. Question
(UFRGS-RS) Os lados de um losango medem 4 e um dos seus ângulos 30°. A medida da diagonal menor do losango é:
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Question 4 of 31
4. Question
(PUC-RJ) Seja um hexágono regular ABCDEF. A razão entre os comprimentos dos segmentos \(\bar { AC } e \bar { AB } \)é igual a:
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Question 5 of 31
5. Question
(EEAR-SP) Seja um triângulo inscrito em uma circunferência de raio R. Se esse triângulo tem um ângulo medindo 30°, seu lado oposto a esse ângulo mede
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Question 6 of 31
6. Question
(UFSM-RS) A caminhada é uma das atividades físicas que, quando realizada com frequência, torna-se eficaz na prevenção de doenças crônicas e na melhora da qualidade de vida.
Para a prática de uma caminhada, uma pessoa sai do ponto A, passa pelos pontos B e C e retorna ao ponto A, conforme trajeto indicado na figura.Dado: \(\sqrt { 2 }\) = 1,7
Quantos quilômetros ela terá caminhado, se percorrer todo o trajeto?
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Question 7 of 31
7. Question
(UFJF-MG) Uma praça circular de raio R foi construída a partir da planta a seguir:
/os segmentos \(\bar { AB }, \bar { BC } e \bar { CA }\) simbolizam ciclovias construídas no interior da praça, sendo que AB = 80 m. De acordo com a planta e as informações dadas, é correto afirmar que a medida de R é igual a:
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Question 8 of 31
8. Question
(UEL-PR) Uma cidade planejada foi construída com seu sistema de esgoto obedecendo à esquematização de uma malha linear representada no gráfico ao lado, onde cada vértice dista do outro de uma unidade.
Os pontos A e B representam duas casas e o ponto O representa a origem de uma confluência de canos que necessitam de uma "luva de união". O valor do seno do ângulo \(\theta\) que a luva de união em O possui é:CorretoIncorreto -
Question 9 of 31
9. Question
(PUC-SP) Leia com atenção o problema proposto a Calvin na tira seguinte.
Supondo que os pontos A, B e C sejam vértices de um triângulo cujo ângulo do vértice A mede 60°, então a resposta correta que Calvin deveria encontrar para o problema é, em centímetros:
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Question 10 of 31
10. Question
(UFRGS-RS) No triângulo representado na figura ao lado, AB e AC têm a mesma medida, e a altura relativa ao lado BC é igual a \(\func {2}{3}\) da medida de BC. Com base nesses dados, o cosseno do ângulo CAB é:
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Question 11 of 31
11. Question
(Mack-SP) Num retângulo de lados 1 cm e 3 cm, o seno do menor ângulo formado pelas diagonais é:
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Question 12 of 31
12. Question
(Cefet-MG) Um grupo de escoteiros pretende escalar uma montanha até o topo, representado na figura ao lado pelo ponto D, visto sob ângulos de 40° do acampamento B e de 60° do acampamento A.
Dado: seno 20° = 0,342
Considerando que o percurso de 160 m entre A e B é realizado segundo um ângulo de 30° em relação à base da montanha, então, a distância entre B e D, em metros, é de, aproximadamenteCorretoIncorreto -
Question 13 of 31
13. Question
(Insper-SP) Partindo de um ponto A, um avião deslocava-se, em linha reta, com velocidade v km/h. Após duas horas, quando se encontrava no ponto B, o avião desviou \(\alpha\) graus de sua rota original, conforme indica a figura, devido às condições climáticas. Mantendo uma trajetória reta, o avião voou mais uma hora com a mesma velocidade v km/h atgé atingir o ponto C
Dados: sen \(\alpha = \frac {\sqrt { 7 }}{4}
cos \alpha = \frac {3}{4} \)A distância entre os pontos A e C, em quilômetros, é igual a
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Question 14 of 31
14. Question
(UFRGS-RS) As medidas dos lados de um triângulo são proporcionais a 2,2 e 1. Os cossenos de seus ângulos internos são, portanto
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Question 15 of 31
15. Question
(Unicamp-SP) A figura a seguir exibe um pentágono com todos os lados de mesmo comprimento.
A medida do ângulo \(\)\theta\(\) é igual a
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Question 16 of 31
16. Question
(Ufes) Duas viaturas policiais A e B perseguem um carro suspeito C numa grande cidade. A viatura A possui um radar que informa ao comando central que a distância dela até B é de 8 km e a distância dela até C é 6 km. A viatura B possui um aparelho que informa ao comando que, nesse instante, o ângulo \(A\hat { B }C\) é de 45°. Sabendo que o carro C está mais próximo de A do que de B, calcule a distância em km, entre B e C. A resposta é
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Question 17 of 31
17. Question
(Vunesp) Um professor de geografia forneceu a seus alunos um mapa do estado de São Paulo, que informava que as distâncias aproximadas em linha reta entre os pontos que representam as cidades de São Paulo e Campinas e entre os pontos que representam as cidades de São Paulo e Guaratinguetá eram, respectivamente, 80 km e 160 km. Um dos alunos observou, então, que as distâncias em linha reta entre os pontos que representam as cidades de São Paulo, Campinas e Sorocaba formavam um triiângulo equilátero. Já um outro aluno notou que as distâncias em linha reta entre os pontos que representam as cidades de São Paulo, Guaratinguetá e Campinas formavam um triângulo retângulo, conforme mostra o mapa.
Com essas informações, os alunos determinaram que a distância em linha reta entre os pontos que representam as cidades de Guaratinguetá e Sorocaba, em km, é próxima de
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Question 18 of 31
18. Question
(Unicamp-SP) Na figuura abaixo, ABC e BDE são triângulos isósceles semelhantes de bases 2a e a, respectivamente, e o ângulo C\hat { A }B = 30°. Portanto, o comprimento do segmento \bar { CE } é:
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Question 19 of 31
19. Question
(UFPB) Ppara explorar o potencial turístico de uma cidade, conhecida por suas belas paisagens montanhosas, o governo pretende construir um teleférico, ligando o terminal de transportes coletivos ao pico de um morro, conforme a figura a seguir.
Para a construção do teleférico, há duas possibilidades:
- o ponto de partida ficar localizado no terminal de transportes coletivos (ponto A), com uma parada intermediária (ponto B) e o ponto de chegada localizado no pico do morro (ponto C);
- o ponto de partida ficar localizado no ponto A e o de chegada localizado no ponto C, sem parada intermediária.
Supondo que \(\)\bar { AB } = 300 \sqrt { 3 } m, \bar { BC } = 200 m, B\hat { A }P = 20° e C\hat { B }N = 50°, é correto afirmar que a distância entre os pontos A e C é de:
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Question 20 of 31
20. Question
(Vunesp) No dia 11 demarço de 2011, o Japão foi sacudido por terremoto com intensidade de 8,9 na Escala Richter, com o epicentro no Oceano Pacífico, a 360 km de Tóqui, seguido de tsunami. A cidade de Sendai, a 320 km a nordeste de Tóquio, foi atingida pela primeira onda do tsunami após 13 minutos. (O Estado de S. Paulo, 13.3.2011. Adaptado)
Baseando-se nos dados fornecidos e sabendo que \( cos \alpha = 0,934, onde \alpha é o ângulo Epicentro-Tóquio-Sendai, é que { 2 }^{ 8 } . { 3 }^{ 2 } . 93,4 \simeq 215100, a velocidade média, em km/h, com que a 1ª onda do tsunami atingiu a cidade de Sendai foi de:\)
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Question 21 of 31
21. Question
(Fuvest-SP) No losanago ABCD de lado 1, representado na figura, tem-se que M é o ponto médio de \(\bar { AB }, N é o ponto médio de \bar { BC } e MN = \frac {\sqrt { 14 }}{4}. Então DM é igual a:\)
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Question 22 of 31
22. Question
(Mack-SP) Três ilhas, A, B e C, aparecem num mapa em escala 1:10000, como na figura abaixo:
Das alternativas, a que melhor aproxima a distância entre as ilhas A e B é:
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Question 23 of 31
23. Question
(Fatec-SP) Sejam \(\alpha, \beta e \gamma as medidas dos ângulos internos de um triângulo.
Se \func {sen \alpha}{sen \beta} = \func {3}{5}, \func {sen \alpha}{sen \gamma} = 1 e o perímetro do triângulo é 44, então a medida do maior lado desse triângulo é:\)CorretoIncorreto -
Question 24 of 31
24. Question
(PUC-MG) Quatro estações de um metrô ocupam os vértices de um trapézio isósceles, conforme indicado na figura. A linha \(\)\bar { AD } mede 15 km, a linha \bar { AB } tem 8 km e o ângulo entre as linhas \bar { BC } e \bar { CD }, o maior do trapézio, mede 120°. Com base nessas informações, é correto afirmar que a extensão da linha \bar { AC }, em quilômetros, é igual a:
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Question 25 of 31
25. Question
(UFSE) \(No quadrilátero ABCD da figura a seguir, tem-se que:
- ângulo B\hat { A } D é reto;
- BD = 3 cm e CD = 6 cm;
- B\hat { D } C = 60°;
- a tangente de A\hat { D } B é o dobro da tangente de A\hat { B } D [latex]
a)[latex] AB = \sqrt { 6 } cm
b) O seno de um dos ângulos agudos no triângulo ABD é igual a \frac {\sqrt { 3 }}{3}
c) BC = 3\sqrt { 3 } cm
d) O perímetro do quadrilátero ABCD é igual a (6\sqrt { 6 } + 4\sqrt { 3 }) cm
e) AC = \sqrt { 33 + \sqrt { 6 } } cm\)CorretoIncorreto -
Question 26 of 31
26. Question
(UFG-GO) Uma empresa de engenharia deseja construir uma estrada ligando os pontos A e B, que estão situados em lados opostos de uma reserva florestal, como mostra a figura abaixo.
A empresa optou por construir dois trechos retilíneos, detonados pelos segmentos AC e CB, ambos com o mesmo comprimento. Considerando que a distância de A até B, em linha reta, é igual ao dobro da distância de B e D, o ângulo \(\alpha\), formado pelos dois trechos retilíneos da estrada, mede:
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Question 27 of 31
27. Question
(Fuvest-SP) Numa circunferência, \({ C }_{ 1 } é o comprimento de arco de \func{\pi}{6} radianos e { C }_{ 2 } é o comprimento da secante determinada por esse arco, como ilustrado na figura a seguir. Então, a razão \func {{ C }_{ 1 }}{{ C }_{ 2 }} é igual a \func{\pi}{6} multiplicado por:\)
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Question 28 of 31
28. Question
(UFTM-MG) Na figura, AEFG é um quadrado, e \(\bar { BD } divide o ângulo A\hat { B } C ao meio.
Sendo CD = 2\sqrt { 3 } cm, o lado do quadrado AEFG, em centímetros, mede:\)
CorretoIncorreto -
Question 29 of 31
29. Question
(ITA-SP) \(Considere o triângulo ABC de lados a = \bar {BC}, b = \bar {AC} e c = \bar {AB} e ângulos internos \alpha = C\hat{A}B, \beta A\hat{B}C e \gamma = B\hat{C}A. Sabendo-se que a equação { x }^{ 2 } - 2bx cos\alpha + { b }^{ 2 } - { a }^{ 2 } = 0 admite c como raiz dupla, pode-se afirmar que:\)
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Question 30 of 31
30. Question
(FGV-SP) Na figura, ABCDEF é um hexágono regular de lado 1 dm, e Q é o centro da circunferência inscrita a ele.
O perímetro do polígono AQCEF, em dm, é igual a
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Question 31 of 31
31. Question
(Uece) No triângulo MPQ, seja PH a altura relativa ao vértice P. O ponto H, no lado MQ, divide-o em dois segmentos cujas medidas são respectivamente 3 cm e 2 cm. Se a medida da altura (segmento PH) é 6 cm, então, a medida do ângulo interno do vértice P é igual a
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Resolva todas Provas da OBMEP
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Pratique outros: Exercicios de Matematica.
Essas foram as questões da prova de matemática do exame da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP de 2011, nível 3, ou seja, do 1º,2º e 3º ano do ensino médio.
Neste simulado, você resolve a questão e confere a resposta correta com as videoaulas de resolução dos exercícios da equipe do OBMEP. Ao final você recebe sua nota e o desempenho em cada ramo da matemática.
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