Provas de Matematica OBMEP 2013 – Nivel 1
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Teste de Introdução à Função Matemática 9º ano
Teste de Introdução à Função Matemática 9º ano online. Ao final receba a sua nota. Conquiste os desafios!
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Question 1 of 24
1. Question
Se f(x) = -2x²-x+1, então temos f(x)>0:
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Question 2 of 24
2. Question
Na figura abaixo temos o gráfico de uma função afim \(y=f\left( x \right) \).
Qual é o valor da ordenada k?
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Question 3 of 24
3. Question
(FGV) Uma função polinomial f do 1º grau é tal que \(f\left( 3 \right) =5 \) e \(f\left( 4 \right) =8\). Portanto, o valor de \(f\left( 10 \right) \) é
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Question 4 of 24
4. Question
Qual das fórmulas abaixo define uma função \(y=f\left( x \right) \) em que y é inversamente proporcional x?
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Question 5 of 24
5. Question
(Vunesp) Seja a função: \(y={ x }^{ 2 }-2x-3\). O vertice V e o conjunto dos valores de y dessa função são dados, respectivamente, por:
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Question 6 of 24
6. Question
(ESPM-SP) Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Indice de Massa Corporal (IMC) ideal para um individuo adulto deve estar entre 18,5 e 25. Para o cálculo, usa-se a fórmula IMC = peso\( \div\) altura². De acordo com o exposto, o peso ideal para um adulto de 1,70 m de altura deve estar entre:
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Question 7 of 24
7. Question
(Cesgranrio-RJ) A menor solução inteira de \({ x }^{ 2 }-2x-35<0 \) é:
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Question 8 of 24
8. Question
(FGV-SP) Seja a função \( f\left( x \right) ={ x }^{ 2 }\).
O valor de \(f\left( m+n \right) -f\left( m-n \right) \) é:
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Question 9 of 24
9. Question
(Faap-SP) Com relação ao gráfico da função \( f\left( x \right) =2{ \left( x-1 \right) }^{ 2 }-4\) são feitas as seguintes afirmações:
I. é uma parábola com concavidade voltada para cima;
II. é uma parábola cujo vértice é o ponto (-2,4);
III. o ponto de interseção com o eixo y é (0,-2).
Nessas condições:
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Question 10 of 24
10. Question
[...] Insatisfeitos com a remuneração na venda da laranja à industria exportadora, produtores da fruta decidiram deixar o papel de fornecedores e se transformaram em indústrias de suco integral.
Sem adição de açucar, água nem conservantes, o Suco integral viu o seu consumo dobrar no Brasil em três anos, para 100 milhões de litros em 2014[...]
Fonte: Folha de S. Paulo, 8 fev. 2015
De 2011 a 2014 o consumo de suco integral praticamente dobrou. De acordo com os dados do gráfico, de 2011 para 2012 o consumo aumentou, aproximadamente.
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Question 11 of 24
11. Question
(Insper-SP) O número n de pessoas presentes em uma festa varia ao longo do tempo t de duração da festa, em horas, conforme mostra o gráfico a seguir.
Das opções abaixo, aquela que melhor descreve a função n(t) é:
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Question 12 of 24
12. Question
[...] Insatisfeitos com a remuneração na venda da laranja à industria exportadora, produtores da fruta decidiram deixar o papel de fornecedores e se transformaram em indústrias de suco integral.
Sem adição de açucar, água nem conservantes, o Suco integral viu o seu consumo dobrar no Brasil em três anos, para 100 milhões de litros em 2014[...]
Fonte: Folha de S. Paulo, 8 fev. 2015
No quadriênio anterior, de 2007 a 2011, de quanto foi o aumento do consumo?
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Question 13 of 24
13. Question
O gráfico da função \(\\ f\left( x \right) =ax^{ 2 }-4x-16 \) passa pelo ponto (4,0). O outro ponto em que ele corta o eixo das abscissas é:
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Question 14 of 24
14. Question
O gráfico abaixo é de uma função do 1º grau, \(f\left( x \right) =ax+b \).
Podemos afirmar que:
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Question 15 of 24
15. Question
(Enem) No Brasil há várias operadoras e planos de telefonia celular. Uma pessoa recebeu 5 propostas (A,B,C,D e E) de planos telefônicos. O valor mensal de cada plano está em função do tempo mensal das chamadas, conforme o gráfico a seguir.
Essa pessoa pretende gastar exatamente R$ 30,00 por mês com telefone. Dos planos telefônicos apresentados, qual é o mais vantajoso, em tempo de chamada, para o gasto previsto para essa pessoa?
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Question 16 of 24
16. Question
Em qual dos gráficos está representada uma função \( y=f\left( x \right) \)?
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Question 17 of 24
17. Question
A função \(f\left( x \right) =-\frac { x }{ 10 } -10 \) tem sinal positivo para:
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Question 18 of 24
18. Question
O gráfico da função y=5x+10 forma com os eixos coordenados um triângulo de área:
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Question 19 of 24
19. Question
(Saresp) O gráfico desenhado abaixo representa uma relação entre a grandeza tempo (em horas) e distância percorrida (em quilômetros)
As grandezas distâncias e tempo, nesse caso, são
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Question 20 of 24
20. Question
(Enem) Um experimento consiste em colocar certa quantidade de bolas de vidro idênticas em um copo nível e medir onível da água, conforme ilustrado na figura ao lado. Como resultado do experimento, concluiu-se que o nível da água é função do número de bolas de vidros que são colocadas dentro do copo.
O quadro a seguir mostra alguns resultados do experimento realizado.
Qual a expressão algébrica que permite calcular o nível da água (y) em função no número de bolas (x)?
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Question 21 of 24
21. Question
Se \(f\left( x \right) =\quad -2x^{ 2 }-x+1 \), então, temos \( f\left( x \right) >0\) para:
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Question 22 of 24
22. Question
Na tabela, \( f\left( n \right) \) representa o n-ésimo número na sequência dos naturais ímpares.
Então, para todo n:
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Question 23 of 24
23. Question
Se f(x) = -2x²-x+1, então temos f(x)>0:
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Question 24 of 24
24. Question
Se \(f\left( x \right) =-2{ x }^{ 2 }-x+1 \), então, temos \(f\left( x \right) >0 \) para:
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Resolva todas Provas da OBMEP
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Pratique outros: Exercicios de Matematica.
Essas foram as questões da prova de matemática do exame da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP de 2013, nível 1, ou seja, do 6º e 7º ano do ensino fundamental.
Neste simulado, você resolve a questão e confere a resposta correta com as videoaulas de resolução dos exercícios da equipe do OBMEP. Ao final você recebe sua nota e o desempenho em cada bloco de conteúdo da matemática.
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