Provas de Matematica OBMEP 2015 – Nivel 3
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Teste de Equações e Inequações Matemática 9º ano
Teste de Equações e Inequações Matemática 9º ano online. Ao final receba a sua nota. Conquiste os desafios!
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Question 1 of 25
1. Question
(Vunesp) A figura representa um canteiro retangular, cujas medidas de comprimento e de largura, em metros, são, respectivamente, \(x+\sqrt { 16 } \) e \( x-\sqrt { 16 } \).
Para que esse canteiro tenha área de 48 m², o valor de X deverá ser igual a:
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Question 2 of 25
2. Question
Uma escrivaninha é coberta por um vidro retangular de área 1,28 m². Se o comprimento do vidro é o dobro da largura, então o seu perímetro, em metros, é igual a:
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Question 3 of 25
3. Question
(Saresp) A equação \(\left( x-3 \right) \cdot \left( x-2 \right) =0 \) é a forma fatorada de:
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Question 4 of 25
4. Question
Encontre a maior raiz da equação: \( { x }^{ 2 }-\left( 2,333... \right) x+\left( 1,333... \right) =0\)
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Question 5 of 25
5. Question
A diferença entre a maior e a menor raiz da equação \({ x }^{ 2 }-x-1=\) é:
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Question 6 of 25
6. Question
Uma das raízes da equação: \({ kx }^{ 2 }-2x+\left( k+2 \right) =0 \) é \(-\frac { 1 }{ 2 } \)
O valor de K é um número:
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Question 7 of 25
7. Question
(Instituto Embraer-SP) A um terreno quadrado, de lado X, foram anexadas duas regiões retangulares congruentes, conforme mostra a figura, formando um terreno retangular de área igual a 800 m²
Nessas condições, é correto afirmar que a medida do lado do terreno quadrado original, indicada por X na figura, é, em metros, igual a:
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Question 8 of 25
8. Question
A equação \(\\ \left( x+5 \right) \left( x+9 \right) =2x+5 \) admite:
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Question 9 of 25
9. Question
Sabendo que a equação \( { x }^{ 2 }+bx+3=0\) admite raízes reais e que b é um inteiro de 1 a 10, quantas são as possibilidades para b?
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Question 10 of 25
10. Question
A soma e o produto das raízes da equação \( \left( x+1 \right) \left( x+2 \right) =8x+16\) são, respectivamente:
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Question 11 of 25
11. Question
A média aritmética e a média geométrica das raízes da equação \( { x }^{ 2 }-10x+16=0\) são raiíes da equação
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Question 12 of 25
12. Question
Sendo \({ x }_{ 1 } \) e \({ x }_{ 2 } \) as raízes da equação \({ x }^{ 2 }+7x+6=0 \), o valor da expressão \( \left( { x }_{ 1 }+10 \right) \left( { x }_{ 2 }+10 \right) \) é:
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Question 13 of 25
13. Question
(Fuvest-SP) A equação \({ x }^{ 2 }-x+c=0 \), para um conveniente valor c, admite raízes iguais a:
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Question 14 of 25
14. Question
Leia o texto abaixo e depois responda.
Era uma vez um soberano num país do Oriente que tinha x esposas e, com cada uma delas, \( \left( x-2 \right) \) filhos. Quando numa batalha a metade das esposas perderam, cada uma, um de seus filhos, ao soberano restaram apenas 44 deles.
Para saber quantas esposas tinha o soberano, qual das equações abaixo devemos resolver?
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Question 15 of 25
15. Question
A equação \({ x }^{ 2 }+\frac { 1 }{ x+1 } =1+\frac { 1 }{ x+1 } \) admite:
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Question 16 of 25
16. Question
Se o par (x,y) de números reais e solução de \( \left\{ { x²+y²=5\\ xy=-2} \right\} \) , podemos concluir que \( { \left( x+y \right) }^{ 2 }\) é:
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Question 17 of 25
17. Question
Na equação \({ x }^{ 4 }+2{ x }^{ 2 }-1=0\), quantas são as raízes reais?
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Question 18 of 25
18. Question
Um número tem 20 unidades a mais do que sua raiz quadrada. A soma desse número com a sua raiz quadrada dá:
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Question 19 of 25
19. Question
Um retângulo áureo é aquele em que o comprimento, \(c \), está para a largura, \(l \), assim como a largura, \( l\), está para a diferença entre o comprimento e a largura , \(c-l \):
Essa razão, \(\frac { c }{ l } \) foi chamada de razão áurea por Leonardo da Vinci (1445-1514). Qual é o valor exato dessa razão?
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Question 20 of 25
20. Question
(CTI/Unesp-SP) Um grupo de X professores se reuniu em um restaurante para comemorar o final do ano letivo. A conta, no valor de R$ 720,00, seria inicialmente dividida entre todos, e cada um pagaria Y reais. Depois, decidiu-se que três professores, que aniversariavam naquela semana, não deveriam pagar. Assim, cada um dos demais contribuiu com mais R$ 40,00 e a conta foi paga. A equação que permite calcular corretamente o número de professores desse grupo é:
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Question 21 of 25
21. Question
A raíz da equação \( x=1+\sqrt { 3x+15 } \) é um número:
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Question 22 of 25
22. Question
Uma agência de turismo organizou uma excursão para uma turma de estudantes. A despesa total foi de R$ 3.600,00. Como 6 estudantes não puderam ir ao passeio, a parte de cada um aumentou R$ 20,00. Quantos foram ao passeio?
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Question 23 of 25
23. Question
(Unisa-SP) Uma empresa farmacêutica produz mensalmente 60 000 unidades de carta vacina, que são distribuídas igualmente em X caixas refrigeradas para estocagem. Devido a falhas operacionais ocorridas em certo mês M, cada caixa refrigerada recebeu 500 unidades a menos que o usual, tendo sido necessário usar, nesse mesmo mês, 4 caixas a mais do que usual. Nessas condições, é correto afimar que a quantidade de caixas refrigeradas necessária para acomodar a produção dessa vacina no mês M foi?
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Question 24 of 25
24. Question
(FGV-SP) Sendo x, y e z números reais tais que \( \\ \frac { y }{ z } =7\quad e\quad \frac { x }{ y } =3\), o valor de \( \frac { x-y }{ y-z } \) é igual a:
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Question 25 of 25
25. Question
(FGV-RJ) Sejam x e y números reais não nulos tais que \( \frac { 2x+3y }{ x-2y } =-2\). O valor de \(\frac { 3y-2x }{ y-2x } \) é
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Pratique outros: Exercicios de Matematica.
Essas foram as questões da prova de matemática do exame da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP de 2015, nível 3, ou seja, do 1º,2º e 3º ano do ensino médio.
Neste simulado, você resolve a questão e confere a resposta correta com as videoaulas de resolução dos exercícios da equipe do OBMEP. Ao final você recebe sua nota e o desempenho em cada ramo da matemática.
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