Os Primeiros Habitantes das Américas Pré-História Brasileira
– Os Primeiros Habitantes das Américas e a Pré-História Brasileira
Antes de mais nada, o conceito de “pré-história” foi criado no século XIX para designar o período anterior à invenção da escrita.
Durou desde o surgimento do homem, há cerca de 7,5 milhões de anos até o surgimento da invenção da escrita por volta de 4.500 anos a.C.
Definição: Porque nativos e não índios? O termo “índio” foi utilizado por Colombo que julgara ter encontrado o caminho das Índias e designava todo povo que era de “outro mundo” como índio.
A palavra Nativo é mais apropriada para o uso, pois o conceito define que é nativo aquele que nasceu no lugar ou é originário daquele lugar.
– Os primeiros habitantes das Américas
Os primeiros habitantes das Américas são chamados de pré-colombianos, pois se situam em um período anterior ao desembarque de Cristóvão Colombo nas Américas.
Alguns povos pré-colombianos: Tupinambás, Maias, Astecas, Incas, Apaches, Esquimós, Cherokees.
– Estreito de Bering
A teoria mais aceita entre os pesquisadores é de que o povoamento das Américas foi feito através de uma passagem que existia há cerca de 11 mil a 12 mil anos atrás, entre o continente asiático e o continente americano.
Através de uma migração por essa passagem, os povos teriam ocupado o território que hoje é a América do Norte e por consequência o restante da América.
Ilustração do estreito de Bering. (Figura 1).
– Nativos da América do Norte
Existem inúmeros grupos que habitaram a região que hoje conhecemos como Estados Unidos, e eles se comunicavam em mais de trezentas línguas diferentes. Muitos grupos indígenas nomeiam ou inspiram nomes de estados americanos, como: Dakota, Illinois, Massachusetts, Iowa, Missouri e Delaware.
Dentre eles, os mais conhecidos são:
→ Cherokees: habitavam a região leste e viviam nas florestas em casas e aldeias. Possuíam lareiras de calor para os invernos rigorosos. Plantavam milho, abóbora, batata doce e feijão.
→ Sioux: encontravam-se na região do nordeste e o principal produto de plantação era o milho. Realizavam atividades de caça de animais como búfalos e bisões.
→ Apaches: viviam nas planícies da parte central e sudoeste, eram grupos de caçadores e coletores. Eram conhecidos como ferozes lutadores, eram temidos pelos seus inimigos e outras tribos.
→ Esquimós: povos árticos que habitavam a região mais ao norte, dependiam da caça de renas, alces e castores para alimentação e proteção do frio.
→ Comanches: viviam no território leste e tinha o cavalo como elemento chave da sua cultura e teriam introduzido o animal aos outros povos da região.
– Maias
Se desenvolveram na região que hoje é o sul do México, possuem uma história de aproximadamente 3 mil anos.
Possuíram uma cultura religiosa politeísta que era fortemente ligada à astronomia e seus estudos astronômicos eram ligados à agricultura e demais atividades.
Ficaram famosos pelos seu sistema de calendários. O Códice de Dresden foi uma invenção Maia no qual faz referencia a datas de eclipses.
Desenvolveram a matemática, com sistemas numéricos avançados. E possuíam construções arquitetônicas piramidais com forte apelo religioso.
Construção arquitetônica Maia, o Chichén Itzá. (Figura 2).
– Astecas
Dominaram a região que hoje é o Vale do México, mais precisamente a ilha do Lago Texcoco.
Foram os últimos a chegarem no planalto mexicano e ao mesclar-se com os toltecas criaram o Império Asteca.
A Cidade central se chamava Tenochtitlán e a organização das cidades se dava por cidades-estados, cada uma possuía seu próprio rei.
Foi uma civilização de guerreiros, utilizavam da cultura das máscaras nas guerras tribais e possuíam rituais sacrificais para deuses. Eram politeístas.
Cidade de Tenochtitlán. (Figura 3).
– Incas
Viveram na região da Cordilheira dos Andes no território que hoje é o Peru.
Utilizavam de grandes obras como estradas nas montanhas, canais de irrigação, utilização de pedras nas obras, entre outros.
A capital do Império Inca se chamava Cuzco e nela havia um templo para o deus Sol, principal deus na religião Inca.
Possuíam uma sociedade muito hierarquizada, tendo uma organização de cima para baixo em forma de pirâmide.
Existe um vale que é localizado nas cidades de Pisac e Machu Picchu no Peru, é chamado de “Vale Sagrado dos Incas”.
Machu Picchu no Vale Sagrado dos Incas. (Figura 4).
– Nativos do Brasil
Quando os portugueses aportaram nas terras que hoje chamamos de Brasil, há uma estimativa que a população nativa era de 6 milhões de pessoas.
A diversidade dos povos presentes era imensa, com inúmeras línguas e dialetos. Vamos citar alguns dos povos nativos:
– Tupinambás
Habitavam as áreas litorâneas do território que hoje é o Brasil. Possuíam uma língua em comum conhecida como Tupi e não mantinham uma organização concreta, chegando a guerrear entre si.
Uma característica marcante da cultura é o canibalismo, ritual que era raramente efetuado, somente em ocasiões de guerra e mediação de conflitos.
– Guarani
Viveram em regiões que hoje chamamos de Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. Possuíam a língua Guarani e possuem uma cultura mitológica e religiosa muito forte.
Possuem uma organização social e até hoje existem como no território de Dourados em Mato Grosso do Sul.
Existe uma infinidade de povos e culturas nativas das Américas, citamos nessa aula algumas para um entendimento geral. Caso queiram pesquisar, procurem por “Famílias linguísticas indígenas”.