Back to Course

Português 7º ano

0% Complete
0/0 Steps
  1. Módulo I- Estudo de Gêneros textuais
    14 Topics
    |
    14 Testes
  2. Módulo II- Gramática- Parte I
    5 Topics
    |
    5 Testes
  3. Módulo III- Acentuação
    1 Topic
    |
    1 Teste
  4. Módulo IV- Gramática- Parte II
    7 Topics
    |
    7 Testes
Lesson 1, Topic 12
Em andamento

Aula 12- Criação de artigos jornalísticos ( anúncios e classificados)

Lesson Progress
0% Complete

Aula XII- Criação de artigos jornalísticos ( anúncios e classificados) 

Anúncio classificado 

REDAÇÃO 

A principal característica deste gênero textual é o caráter persuasivo. Muito encontrado em jornais, revistas ou sites, representam o objetivo referente às pessoas que se propõem a vender um determinado produto ou anunciar algo. 
 
Vejamos a seguir alguns exemplos que retratam esta modalidade: 

Lago das Brisas 
 
Vende-se uma exuberante residência com 2.000 mts quadrados, excelente localização, repleta de puro verde. A mesma possui quatro quartos sendo todos com suíte, lavabo, completa área de lazer com churrasqueira. 
 
Interessados tratar pelo fone: XXX 
 
 
Atenção colecionadores de carros antigos! 
 
Venham participam de um mega evento que acontecerá entre os dias 10 e 15 de outubro no centro empresarial Martins Pena. 
Não percam, pois será o melhor acontecimento de todos os tempos! 
O evento contará com a participação de modelos que vão do rústico ao exuberante. 
 
As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 através do telefone: XXX 
 

Perceberam a intencionalidade discursiva presente na linguagem? 
 
Quanto à nomenclatura, recebem o nome de classificados porque são separados por categorias em se tratando dos meios de comunicação de uma forma geral. 
 
Tais categorias representam o perfil de compra, venda, aluguel, entre outros. Existem também as seções nas quais se oferecem vagas de serviços, e profissionais que se dispõem a prestar um determinado tipo de serviço, de acordo com a sua competência. 

Por tratar-se de um texto conciso, sua estrutura perfaz-se dos seguintes itens: 
 
* Título – Deverá ser chamativo, claro e objetivo. 
 
* Corpo do anúncio – A prioridade desta parte é retratar as características do produto anunciado. 
 
* Meio de contato – É o canal estabelecido entre os interlocutores, sendo que o anunciante poderá ou não se identificar.