Ciências 8º ano
-
Níveis de organização do organismo humano1 Topic|1 Teste
-
Célula1 Topic|2 Testes
-
Tecidos1 Topic|2 Testes
-
Nutrição9 Topics|10 Testes
-
Tipos de alimentos e suas composições
-
Estudo de rótulos e avaliação nutricional de alimentos
-
Tecnologias de produção e preparo de alimentos
-
Conservação de alimentos
-
Dieta e alimentação equilibrada (pirâmide alimentar)
-
Nutrição e práticas desportivas
-
Alimentação saudável e distúrbios alimentares
-
Higiene de alimentos
-
Doenças: intoxicações, verminoses, diarreias, desidratação, obesidade, diabete e hipertensão
-
Tipos de alimentos e suas composições
-
Sistemas digestório, respiratório, urinário e cardiovascular5 Topics|6 Testes
-
Sistema locomotor3 Topics|4 Testes
-
Sistema nervoso e órgãos sensoriais4 Topics|5 Testes
-
Sistema endócrino3 Topics|4 Testes
-
Sistema genital4 Topics|5 Testes
-
Adolescência e sexualidade6 Topics|7 Testes
Participants 372
Estudo de rótulos e avaliação nutricional de alimentos
Ângela Maria Ferreira de Oliveira Lourdes 08/10/2021
Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores, portanto, as informações devem ser claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos que estabelece as informações que um rótulo deve conter.
- Informação nutricional obrigatória
Porção: é a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável.
Medida caseira: indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos.
Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa. A apresentação da medida caseira é obrigatória.
Esta informação vai ajudar o consumidor a entender melhor as informações nutricionais.
%VD: percentual de valores diários é um número em percentual que indica o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias.
Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD (valor diário).
- Avaliação nutricional dos alimentos
– Carboidratos: 300 gramas
– Proteínas: 75 gramas
– Gorduras totais: 55 gramas
– Gorduras saturadas: 22 gramas
– Fibra alimentar: 25 gramas
– Sódio: 2400 miligramas
– Gorduras trans: não há valor diário de referência.
- Significados dos itens da tabela de Informação Nutricional dos Rótulos de Alimentos:
– Valor energético: é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso na forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).
– Carboidratos: são os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontradas em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos e doces em geral.
– Proteínas: são componentes dos alimentos necessários para a construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha).
– Fibra alimentar: está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino. Procure ingerir alimentos com altos %VD de fibras alimentares.
– Gorduras totais: as gorduras são principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto vegetal.
– Gorduras saturadas: tipo de gordura presente em alimentos de origem animal, como carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado, pois em grandes quantidades pode aumentar o risco de doenças do coração.
– Gorduras trans: tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados, como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, salgadinhos prontos, produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação.
– Sódio: está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura), devendo ser consumido com moderação, uma vez que seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.